
Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1981 e doutor em Mastologia pela Universidade...
i
Muitos sintomas que são comuns na TPM também ocorrem no início de uma gestação. Mas antes de começarmos, vale lembrar que a Tensão Pré Menstrual (TPM) é o conjunto de sintomas e sinais físicos, comportamentais e afetivos que aparecem de maneira cíclica e repetitiva na segunda metade do ciclo menstrual.
Estes sintomas ocorrem com a progesterona que é um hormônio que aparece após a ovulação uma ou duas semanas antes da menstruação. O aparecimento da progesterona é a principal causa destes sintomas que interferem em muitos aspectos da vida da mulher e tendem a ficar mais pronunciados com o progredir da idade.
Os sintomas variam de intensidade e atingem cerca de 75% das mulheres. Deste total, 10% são intensos e muitas vezes comprometem e restringem as atividades normais neste período.
Saiba mais: Saiba quando fazer o teste de gravidez
Os principais sintomas físicos da TPM são o aumento do volume abdominal (a progesterona diminui a motilidade intestinal) com maior produção de gazes, cansaço, dores de cabeça, piora das enxaquecas e tonturas. Grande parte das mulheres tem dores concentradas na mama devido ao inchaço e sensibilidade exacerbada. Outro ponto de atenção também são algumas mulheres que apresentam ondas de calor e alteração do padrão de sono.
As alterações de humor variam conforme a sensibilidade da paciente como depressão, raiva, irritabilidade, ansiedade, tensão, sintomas de rejeição, diminuição dos interesses e dificuldade de concentração em diversas atividades. Normalmente, o que as atraem mais nesta época é o aumento do apetite por determinados alimentos.
Saiba mais: TPM: sintomas, quando ocorre e tratamentos
TPM e gravidez
A TPM tem muito em comum com a gestação inicial, já que também ocorre o aumento da progesterona. Mas a comparação não para por aí. Existem mais sintomas parecidos como:
- O aumento do volume abdominal
- Prisão de ventre
- Aumento e maior sensibilidade nas mamas
- Alterações no humor e sensibilidade
- Cansaço
- Fadiga
- Alterações do paladar
- Enjoo
- Cefaleia
Devemos lembrar que cerca de 20% das mulheres apresentam sangramento da implantação do embrião e no primeiro trimestre, excluindo, é claro, doenças que causam sangramentos. Portanto, algumas mulheres acham que o fato de terem os sintomas da TPM e de menstruarem, prova que não estão gravidas.
Não podemos confiar nos sintomas nestes casos. Um exame com pesquisa do hormônio Beta HCG, produzido pela placenta na urina ou sangue, é conclusivo no diagnóstico da gestação mesmo até quatro dias antes do atraso menstrual. Devemos sempre imaginar que uma paciente em idade fértil possa estar grávida.