
Dr Cyro Masci é médico (cremesp 39126) psiquiatra e clínico geral. Adota uma visão integrativa na medicina e na promoção...
i
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.
O que é Irritabilidade?
Irritabilidade consiste no aumento exagerado a estímulos do ambiente e uma baixa tolerância a incômodos.
Entre os sintomas mais comuns relacionados à irritabilidade, temos baixo controle dos impulsos e descontrole emocional. A pessoa tende a reagir de modo exagerado a estímulos que outras pessoas conseguem tolerar melhor. Há um desgaste pessoal, uma sensação de intolerância, e de que por pequenos motivos a pessoa pode explodir. A pessoa tende a se tornar ranzinza e a afastar-se das pessoas.
A irritabilidade pode ser acompanhado ou não de sintomas corporais, como tontura ou vertigem, suores frios, taquicardia.
Causas
A irritabilidade acontece em diversas situações médicas, como por exemplo:
- Abstinência de substância química, como tabaco ou álcool
- Prisão de ventre
- Reação a medicamentos
- Cefaleia
- Anemia por deficiência de ferro
- Transtornos da tiroide
- Hipoglicemia
- Tensão pré-menstrual (TPM)
- Distúrbios do sono
- Infecções, especialmente viral
- Transtorno de humor crônico (distimia)
- Transtorno de ansiedade
- Transtorno depressivo
- Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
- Fadiga prolongada
- Síndrome do Burnout.
Diagnóstico
O diagnóstico da irritabilidade é basicamente clínico, não há um exame que mostre a irritabilidade. Portanto, é durante a conversa com o médico que o diagnóstico é feito.
A partir da conversa com o paciente, o médico provavelmente irá dirigir sua atenção e os exames de laboratório que irá solicitar, para o que lhe parecer ser a causa do problema. Por exemplo, se essa irritabilidade acontece dias antes da menstruação, e somente nesse período, o médico deve pensar que a causa é a TPM.
Fatores de risco
Em geral a irritabilidade reflete um transtorno numa área cerebral, o sistema límbico.Pessoas com passado de transtorno de humor parecem ser mais suscetíveis à irritabilidade, mas, como as causas são muito diferentes, é difícil falar em fatores de risco.
Na consulta médica
Serão necessários alguns exames para esclarecer diagnóstico.
É interessante anotar, e levar ao médico:
- Há quanto tempo começou?
- Como se manifesta essa irritabilidade: ela tem sintomas apenas emocionais ou é acompanhada de sensações no corpo?
- O que ajuda a irritabilidade a passar?
- O que pode fazê-la piorar?
- Se está fazendo tratamento médico de qualquer tipo
- Quais medicamentos você toma e se faz uso de alguma droga
- Se tomando algum tipo de erva medicinal ou usa algum tipo de chá de ervas, inclusive demonstrando com que frequência.
Buscando ajuda médica
A irritabilidade pode ser relacionada a um acontecimento limitado, por exemplo, uma frustração. Mas, quando a irritabilidade é continuada, quase que uma constante no dia a dia ou quando custa a passar, durando horas, é o momento de pensar em pedir ajuda.
Em geral essa irritabilidade começa a prejudicar os relacionamentos sociais e a vida produtiva, levando a pessoa a perceber que está “fora do eixo” e assim a procurar ajuda.
Medicamentos
A irritabilidade pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Os medicamentos mais comuns no tratamento de irritabilidade são:
- Apraz
- Cinarizina
- Engov
- Fluoxetina
- Frontal
- Neuleptil
Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Referências
Dr. Cyro Masci, psiquiatra qualificado como pelo Conselho Federal de Medicina, pós-graduado em Acupuntura Médica pela Associação Médica Brasileira de Acupuntura (CRM-SP 39126)