

Atualizado em 28/04/2021
A candidíase é um tipo de infecção causada pelo fungo Candida que provoca coceira vaginal dor e vermelhidão na região afetada, além de corrimento vaginal branco e espesso e dor na relação sexual.
A primeira forma de tentar controlar as crises de candidíase é identificar fatores de risco para a proliferação do fungo e mudar os hábitos de vida como alimentação, sedentarismo, cuidados higiênicos e vestimentas.
Existem, ainda, pomadas para candidíase e outras formas de tratamento que contribuem para o combate à Candida.
Remédio caseiro para candidíase funciona?
O tratamento do fungo e, por consequência, seus sintomas vulvares e vaginais é feito com antifúngicos orais (fluconazol, itraconazol e cetoconazol) e cremes tópicos (locais). O melhor produto deve ser sempre indicado por um médico após avaliação.
Algumas fórmulas caseiras podem aliviar os sintomas. É importante ressaltar, porém, que remédios caseiros não tratam ou curam a candidíase. Os produtos são apenas uma forma complementar que suavizam os sintomas.
Entre os produtos usados no tratamento caseiro para candidíase, destacam-se:
- Banhos de assento com chá de camomila (Chá bem forte e morno)
- Bicarbonato de sódio (1 colher sopa em 1 litro de água morna)
- Algumas substâncias encontradas em farmácias ? flogorosa e lucretin (1 envelope em 1 litro de água morna).
A violeta genciana a 1%, se aplicada pelo médico localmente na vagina, pode também melhorar os sintomas.
Mitos do tratamento caseiro para candidíase
Outra informação que vale atenção quanto ao tratamento da candidíase diz respeito aos mitos em torno do assunto. Confira alguns deles:
- Iogurte: Não existe comprovação científica de melhora dos sintomas da candidíase com o tratamento feito a base de iogurtes
- Limão: O fungo que causa a candidíase vulvo-vaginal tem predileção por um meio com acidez. Assim, um tratamento caseiro para candidíase a base de limão na verdade pioraria os sintomas
- Vinagre de maçã: O fungo que causa a candidíase vulvo-vaginal tem predileção por um meio com acidez. Assim, um tratamento caseiro para candidíase a base de vinagre na verdade pioraria os sintomas.
Medicamentos para candidíase
Os medicamentos mais usados para o tratamento de candidíase são:
- Canditrat
- Cetoconazol
- Clindamin-C
- Clocef
- Clotrimazol
- Colpatrin
- Colpistatin
- Daktarin
- Fentizol
- Flogo Rosa
- Fluconazol
- Gino-Canesten
- Gynazole-1
- Gyno-Icaden
- Gynopac
- Icaden
- Itraconazol
- Nistatina (creme)
- Nistatina (solução)
- Nitrato de Miconazol (creme vaginal).
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Pomadas para candidíase
Algumas pomadas usadas para tratar candidíase feminina e masculina são:
- Clotrimazol
- Isoconazol
- Miconazol
- Terconazol
- Fenticonazol
Somente um médico pode dizer qual a pomada mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique.