É dermatologista graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), cursou a residência médica em...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Vermelhidão, inchaços, coceira e dor na pele são apenas alguns dos sinais que podem indicar a dermatite de contato. Ao notar os primeiros sinais de dermatite de contato, é esperado que o paciente faça o mais importante: procurar um dermatologista o mais rápido possível.
No entanto, sabemos que isso nem sempre é tão fácil de fazer. Desta forma, a dermatologista Kaliandra Cainelli indica usar sabonete neutro, pois tem efeito menos irritante na pele e trará alívio para irritação.
Saiba mais: Limpeza de pele: como fazer e passo a passo
Remédio caseiro para dermatite de contato funciona?
Existem uma série de remédios caseiros para dermatite de contato ensinados entre as pessoas e até em sites na internet:
- Passar óleo de coco no local inflamado
- Tomar chá verde
- Aplicar bicarbonato de sódio na inflamação
- Espalhar babosa na pele
- Passar vinagre de maçã no local inflamado
Contudo, Kaliandra revela que esses remédios caseiros, na maioria das vezes, não são eficazes: "A aplicação de qualquer receita caseira para tratar a dermatite de contato não tem nenhuma comprovação científica e por isso estão todas contra indicadas, podendo inclusive piorar o quadro".
Saiba mais: Pomadas para dermatite: 5 tipos diferentes e quando são recomendadas
O que causa dermatite de contato?
A dermatite contato pode ser causada por:
- Detergentes fortes ou sabonetes
- Produtos de limpeza doméstica
- Maquiagem e outros cosméticos
- Látex
- Joias.
Como tratar a dermatite de contato?
A dermatite de contato é uma reação inflamatória da pele ao entrar em contato com alguma substância capaz de gerar uma reação alérgica ou uma irritação. Por isso, inicialmente, é fundamental se afastar do agente causador do quadro, lavando com água corrente ou compressas o local do contato..
Como o paciente só saberá a causa da dor no consultório médico, o ideal, inicialmente, é fazer o uso de analgésico para trazer alívio. Após o diagnóstico de dermatite de contato, a pessoa iniciará o tratamento com corticoides tópicos, associados a anti-histamínicos orais.
Saiba mais: Dermatite atópica: o que é, sintomas, remédios e fotos