
Formada em Jornalismo, busco produzir conteúdos acessíveis que te ajudam a ter uma vida mais saudável.

Os chás possuem princípios ativos que oferecem muitos benefícios para o nosso organismo. Entretanto, existem indicações e contraindicações quanto ao consumo constante da bebida em algumas fases da vida, principalmente na gravidez.
Durante a gestação, os chás são utilizados, geralmente, para amenizar sintomas característicos do período, como náuseas, vômito, ansiedade e insônia. Apesar disso, algumas ervas não são indicadas para consumo, por terem efeito abortivo.
Itens como canela e cravo, por exemplo, se consumidos em excesso, podem estimular contrações uterinas e aumentar o fluxo sanguíneo, podendo causar sangramentos. Para evitar possíveis complicações, confira quais são os chás não-abortivos que podem ser consumidos durante a gravidez.
Chás liberados na gestação
Os chás recomendados na gestação são os de frutas e de gengibre. Essas bebidas ajudam a diminuir os sintomas típicos da gravidez e controlar o aporte calórico das refeições, pois são de baixa caloria. Sem contar que proporcionam uma pausa relaxante ao longo do dia.
Contudo, é preciso ter cuidado na hora de escolher os ingredientes do chá. A nutricionista materno-infantil da Perinatal, Graziela Siqueira, recomenda utilizar frutas ao preparar a bebida e evitar os saquinhos industrializados. Isso porque, na segunda opção, produtos não indicados para consumo na gestação podem estar presentes na composição.
"Atente-se à presença de ervas misturadas a esses chás de frutas. Muitos fabricantes colocam, inclusive como primeiro ingrediente, o hibisco no chá de frutas vermelhas - e a planta não é recomendada nessa fase. Outro chá que a gestante deve se atentar é o de maçã. A maioria contém canela na composição", alerta Siqueira.
O modo de preparo também é muito importante para o melhor aproveitamento do chá. O ideal é fazer uma bebida saborosa e que preserve o efeito medicinal do ingrediente utilizado.
Como preparar os chás não-abortivos
Existem dois jeitos de preparar os chás: com infusão ou decocção. A infusão é mais utilizada para partes sensíveis das ervas e frutas, como folhas, flores e frutos moídos.
"Este método consiste em aquecer água filtrada até antes do ponto de fervura, desligar o fogo, despejar as folhas, flores e/ou frutos, e deixar abafado de cinco a 10 minutos. Assim, tem melhor extração das propriedades contidas", orienta a nutricionista.
Já a decocção é feita com as partes mais firmes, como sementes, cascas, raízes e caule. Nesse processo, basta ferver os componentes junto à água, coar e consumir em seguida.
Receitas de chás não-abortivos
Confira a seguir três receitas de chás não-abortivos indicadas pela nutricionista Graziela Siqueira:
Chá de gengibre e limão - o gengibre é bastante utilizado no início da gestação, principalmente no primeiro trimestre, para amenizar náuseas e vômitos. A dica é tomar o chá gelado em pequenos goles durante o dia, aumentando assim seu efeito contra os enjoos.
Ingredientes
- ½ litro de água
- 2 colheres de sopa cheias de gengibre ralado sem casca
- ½ limão (pode ser o siciliano ou taiti)
Modo de preparo
Ferva a água junto com o gengibre ralado de oito a 10 minutos, em fogo médio. Depois, adicione o limão e abafe por mais cinco minutos. Espere esfriar, coe e coloque para gelar. Pronto, é só consumir dentro de 24h.
Chá de maçã - o chá de maçã possui altas concentrações de antioxidantes, que auxiliam no controle do colesterol e previnem o diabetes gestacional.
Ingredientes
- Casca de ½ maçã
- ½ maçã picada ou em lâminas
- 250 ml de água
Modo de preparo
Ferva a água com a casca de maçã por oito minutos, em fogo médio. Após levantar fervura, tire do fogo e adicione a maçã picada ou em lâminas. Abafe por mais cinco minutos e coe. Depois é só consumir! Esse chá pode ser tomado quente ou gelado.
Suchá de abacaxi com coco
Ingredientes
- 200 ml de água
- 100 ml de água de coco
- 2 tiras de casca de abacaxi
- 1 maçã pequena
Modo de preparo
Ferva a casca do abacaxi por oito minutos. Coe e separe o chá. No liquidificador, bata o chá, a água de coco e a maçã com casca. Depois disso, basta consumir (pode ser coado novamente ou não). Beba gelado.