Graziela Siqueira, nutricionista materno infantil da Perinatal. Enfermeira generalista. Assistência e gerência de setor...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
As propriedades medicinais das ervas promovem diferentes benefícios à saúde. O consumo da infusão dessas plantas em forma de chás é um método muito utilizado como tratamento caseiro para desconfortos intestinais, resfriados, dores de cabeça, entre outros.
No entanto, o consumo da bebida deve ser feito com cautela durante a gestação, já que trabalhos cientificos, como o publicado pela Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, apontam que a ação das plantas pode prejudicar o desenvolvimento do feto e causar até mesmo um aborto.
O MinhaVida listou 5 chás com potencial abortivo e que devem ser evitados durante a gravidez. Confira!
1. Chá de boldo
O chá de boldo conta com uma substância denominada ascaridol, que pode provocar contrações uterinas. O consumo do chá de boldo durante a gravidez pode causar sangramentos, má formação fetal e aborto. A ação do boldo na gestação foi alvo de um estudo, divulgado na Revista Brasileira de Farmacognosia.
Saiba mais: 10 chás que interagem com medicamentos
2. Chá de canela
O chá de canela também deve ser evitado durante a gravidez. As propriedades da canela estimula as contrações uterinas, podendo provocar um aborto. A bebida, inclusive, é indicada para quem busca adiantar a menstruação.
3. Chá de hortelã
Da mesma forma, por provocar contrações uterinas, o chá de hortelã também não deve ser consumido durante a gestação. “Hortelã é um possível causador de contrações uterinas, podendo induzir a abortos espontâneos, partos prematuros ou baixo peso do bebê ao nascer”, explicou a nutricionista Graziela Siqueira em entrevista prévia ao MinhaVida.
4. Chá mate, preto e verde
Os chás mate, preto e verde possuem uma boa quantidade de cafeína, substância que não é indicada para gravidez. Pelo mesmo motivo, o café também é uma bebida que deve ser evitada na gestação.
5. Chá de hibisco
O chá de hibisco não é indicado para mulheres gestantes, já que pode influenciar nos níveis hormonais. “A contraindicação do chá de hibisco para mulheres gestantes é atribuída pelos possíveis efeitos da bebida em alterar o equilíbrio dos hormônios e pela ação sobre a musculatura uterina, podendo acarretar complicações durante a gravidez e até abortos espontâneos consequentes da ingestão excessiva”, informou a nutricionista Clarissa Fujiwara previamente.
Saiba mais: 7 opções de chá para ansiedade (e como preparar)
Chás liberados na gravidez
A hidratação é um fator importante durante a gestação e pode ser feita com a ingestão dos chás corretos. Em entrevista anterior ao MinhaVida, Graziela Siqueira indicou quais chás as grávidas podem consumir, sendo eles:
- Chá de gengibre e limão
- Chá de maçã
- Suchá de abacaxi com coco