Matheus é ex-atleta profissional de futebol e conhecido por treinar celebridades e influenciadores. Especialista em trei...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Você tem mania de projetar o pescoço para a frente? Com o uso constante do celular, esse hábito pode ser frequente. O grande problema é que a má postura pode, com o tempo, trazer dores crônicas e, até mesmo, provocar complicações respiratórias.
Matheus Sarria, personal trainer especialista em fisiologia do exercício, explica que é extremamente importante fortalecer os músculos do tórax, da cintura escapular e do core. Isso porque, à medida que o tempo passa, ocorre um enfraquecimento em toda essa região.
“Trabalhos de alongamentos em toda a cadeia superior e inferior também ajudam a relaxar toda tensão causada pelo enfraquecimento e pelo passar do tempo. A importância de uma boa postura no pescoço pode nos livrar de sérios problemas futuros, como encurtamentos, dores na lombar, alterações na coluna vertebral, cervical e lombar”, explica.
Saiba mais: Como aliviar a dor na lombar? Aprenda 4 alongamentos
Pensando nisso, o especialista listou exercícios essenciais para garantir a boa postura do pescoço. Confira!
Exercícios para o pescoço
1 - Alongamentos laterais para o pescoço: a cabeça é inclinada para os dois lados e a posição é mantida por, pelo menos, 10 segundos.
2 - Exercícios de remadas e puxadas para dorsais: esse tipo de treino ajuda a fortalecer os músculos posteriores, como os dos ombros e das costas.
3 - Exercício crucifixo inverso para fortalecimento da cintura escapular e postural: o exercício é feito com pesos e com o corpo inclinado para o chão. Ele ajuda a fortalecer a região da escápula e da clavícula.
4 - Pranchas e abdominais para fortalecimentos do core: manter a região central do corpo fortalecida é essencial para se ter uma boa postura.
Saiba mais: 7 passos para fazer o exercício de prancha corretamente
5 - Fortalecimentos de quadris e glúteos para estabilização de coluna: esse tipo de atividade pode ser feito com séries de agachamentos.
6 - Reforço para musculatura do peitoral: supino e flexão de braço são algumas das opções que ajudam a fortalecer a parte frontal do corpo.
Causas da má postura
De acordo com Matheus, a má postura na região do pescoço também pode estar relacionada a problemas que envolvem a coluna vertebral. Além disso, a posição do pescoço pode sinalizar um problema na postura de outras regiões do corpo, como a cintura escapular, a coluna e os ombros.
Saiba mais: 3 exercícios que ajudam quem trabalha muito tempo na mesma posição
“Isso pode acontecer por conta das más posições, como mexer no celular; sentar inadequadamente em assentos, ficar na frente do computador etc.”, conta o educador físico.
A fragilidade de alguns músculos da região é outra possibilidade para o agravamento de complicações na postura. Dessa forma, incluir atividades que ajudam a cuidar da postura do pescoço é essencial para a saúde do corpo como um todo.