Diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional de São Paulo (SBEM-SP). Possui graduação e...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO diabetes tipo 1 é uma doença autoimune em que o pâncreas não produz insulina o suficiente devido a um defeito no sistema imunológico que faz com que os anticorpos ataquem as células que produzem esse hormônio. Segundo a endocrinologista Priscilla Martins, quem tem diabetes tipo 1 pode ter uma boa qualidade de vida, desde que mantenha o bom controle da glicose com monitorização frequente, uso de insulina e hábitos saudáveis.
Saiba mais: Remédios para diabetes: conheça as principais opções
“O único tratamento disponível para a diabetes tipo 1 é a administração de insulina. Os esquemas de administração podem ser diferentes e a escolha depende da busca por um melhor tratamento ou para facilitar a rotina do paciente”, explica a especialista.
A administração da insulina pode ser feita através do tradicional esquema basal e bolus, com múltiplas doses, ou de um sistema de infusão contínua, com bomba de insulina em que a pessoa utiliza um dispositivo que libera pequenas doses de insulina ao longo do dia.
Saiba mais: É possível reverter a pré-diabetes?
Enquanto a insulina basal possui uma ação mais lenta e cobre as necessidades do organismo entre as refeições e ao longo do dia, a insulina bolus possui ação mais rápida e busca evitar a hiperglicemia pós-prandial, sendo aplicada antes das refeições.
Saiba mais: Diabetes: como guardar e conservar a insulina?
Cuidados durante o tratamento para diabetes tipo 1
Embora as crianças possuam menos autonomia e precisem de vigilância frequente da família na monitorização da glicose, de acordo com o endocrinologista Márcio Krakauer, o tratamento para diabetes tipo 1 não difere entre crianças, adultos e idosos. Portanto, existem alguns cuidados durante o tratamento que podem ser adotados para todas as idades com a intenção de levar uma melhor qualidade de vida, como:
- Atentar-se para uma alimentação saudável: cuidar da alimentação, mas sem deixar o prazer de lado e tendo controle da glicose é essencial. Para isso, o paciente deve dar preferência a alimentos naturais e minimamente processados, evitar o consumo de bebidas e alimentos açucarados e consumir frutas, legumes e verduras preferencialmente crus.
- Praticar exercícios físicos: a prática de atividades físicas para quem possui diabetes, independente do seu tipo, é extremamente benéfica, uma vez que os exercícios ajudam a diminuir a necessidade de insulina.
- Hidratar-se: beber água é essencial, pois a desidratação no diabetes tende a elevar os níveis de glicose no paciente, podendo causar problemas nos rins, desmaio, redução de volume sanguíneo e até convulsões.
- Regular o sono: em noites mal dormidas, muitos hormônios possuem o ciclo impreciso, causando uma instabilidade no equilíbrio do organismo que pode prejudicar o controle glicêmico.
- Cuidar do emocional: para pessoas que possuem diabetes, estar bem emocionalmente é essencial, uma vez que os hormônios de estresse podem alterar a glicemia diretamente.
Saiba mais: 10 receitas para quem tem diabetes