Doutora em Clínica Cirúrgica pela UFPR Mestre pela Faculdade de Medicina da USP; Especialista em Nutrição Clínica p...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iVocê acha que os carboidratos são vilões ou mocinhos da alimentação? As pessoas têm opiniões bem diferentes com relação a esses nutrientes, mas a verdade é que eles são parte essencial da nossa dieta e podem se tornar grandes aliados da saúde - desde que você saiba fazer as escolhas certas.
No supermercado, é fácil se confundir entre os diferentes tipos de carboidratos, mas a chave está em entender a diferença entre os ruins (simples) e os bons (complexos). Afinal, quais são os alimentos com carboidratos que realmente fazem bem para o nosso corpo? E quais são aqueles que só te deixam com fome logo depois das refeições?
Nesse guia, vamos explicar a diferença entre os carboidratos bons e ruins, para que você possa fazer escolhas mais inteligentes e manter sua saúde em dia. Acompanhe!
Quais são os carboidratos bons e ruins para a saúde? Nutricionista responde
Nem todos os carboidratos funcionam da mesma forma. Segundo a nutricionista Letícia Campos, a diferença entre os "bons" e "ruins" faz toda a diferença na nossa saúde:
“Os carboidratos complexos, conhecidos como os bons, têm baixo índice glicêmico, são ricos em fibras e passam por pouco ou nenhum processamento. Eles são digeridos lentamente, o que mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis e promove saciedade por mais tempo. Além disso, são fontes de vitaminas e minerais essenciais para o corpo”, disse a especialista.
Já os carboidratos considerados ruins, como os simples e ultraprocessados, agem de maneira oposta: “Eles são rapidamente absorvidos, elevando bruscamente a glicemia e forçando o corpo a liberar uma grande quantidade de insulina”, esclareceu Leticia.
O resultado dos carboidratos ruins no corpo? Um pico de energia que logo desaparece, seguido de fome e muito cansaço. Alimentos como pães brancos, biscoitos e refrigerantes se encaixam nessa categoria, e é por isso que podem causar picos de glicemia e dificultar o controle do apetite.
Mas, apesar de ter opções menos saudáveis desses nutrientes, vale lembrar que o carboidrato não é um vilão! O segredo está em saber escolher as opções certas, como grãos integrais, legumes e frutas, que nutrem e saciam de forma mais saudável.
Alimentos que são considerados carboidratos bons e ruins. Saiba como escolher!
Agora que sabemos que existem opções boas e ruins de carboidratos, como saber quais alimentos se encaixam em cada categoria? No supermercado, encontramos ótimos exemplos de carboidratos complexos, que trazem saciedade e são digeridos lentamente pelo corpo. Alguns deles incluem:
- Aipim,
- Arroz integral;
- Aveia;
- Batata-doce;
- Batata-baroa;
- Frutas;
- Leguminosas como feijão, lentilha e grão de bico;
- Macarrão integral;
- Milho;
- Pão integral.
Esses alimentos são ricos em fibras, vitaminas e minerais, além de manter os níveis de glicose estáveis, evitando os temidos picos glicêmicos.
Por outro lado, temos os carboidratos ruins, que são absorvidos rapidamente e causam aumento brusco no nível de açúcar no sangue. Entre os mais comuns estão:
- Açúcar;
- Doces;
- Arroz branco;
- Biscoitos;
- Bolo;
- Macarrão branco;
- Mel;
- Pão branco;
- Refrigerante;
- Sucos;
- Xaropes de milho.
Esses alimentos, geralmente ultraprocessados e com pouca ou nenhuma fibra, podem até dar um pico de energia, mas logo deixam aquela sensação de fome e cansaço.
Uma ótima alternativa de carboidrato complexo para uma refeição rápida
Entretanto, se você busca uma opção prática e saudável para o dia a dia, Nutren Control é um complemento alimentar que segue os benefícios dos carboidratos bons, também chamados de complexos. Com proteínas, ômega-3, vitaminas, minerais, carboidratos de lenta absorção como a isomaltulose e fibras, ele oferece saciedade sem causar picos de glicemia. Além disso, ele também é diet, sem glúten e zero lactose, perfeito para quem tem certas restrições alimentares.
Seja para manter a glicemia sob controle ou para garantir um lanche prático e nutritivo, Nutren Control pode ser uma escolha inteligente para você que busca saúde e equilíbrio na rotina alimentar.
Leia também: 38 alimentos com baixo índice glicêmico para incluir na dieta