Médica, Psiquiatra com Especialização em Nova York / Columbia University /New York State Psychiatric Institute e duas pó...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A influenciadora digital Bianca Andrade, também conhecida como Boca Rosa, rebateu os comentários a respeito de seu emagrecimento. A influencer tem recebido críticas após surgir mais magra e com o rosto mais fino, o que gerou dúvidas por parte de seus seguidores a respeito de possíveis intervenções estéticas que ela poderia ter realizado.
Em suas redes sociais, Bianca afirmou que perdeu peso, mas não de forma proposital, e sim como consequência do estresse. “Dessa vez eu emagreci de estresse mesmo. Estresse de trabalho, de não comer... Não foi saudável, não foi maneiro, não”, revelou.
Afinal, o estresse pode provocar perda de peso? De quais outras maneiras o fenômeno pode se manifestar? Entenda!
Saiba mais: Como relaxar a mente: 7 técnicas rápidas que funcionam
Estresse provoca perda de peso?
Sim, o estresse pode causar perda de peso por diferentes fatores, entre eles a influência no cortisol, hormônio que ajuda no controle do estresse. Além disso, o estresse pode estar associado a ansiedade, que pode causar a redução do apetite e consequentemente o emagrecimento.
“O que parece na situação da Bianca Andrade é algo que provavelmente transbordou para além da saúde física para a psicológica. [...] A falta de conexão do tempo adequado com as atividades do trabalho, sem pausas para descanso por exemplo, levam a situações de estresse”, analisa a terapeuta psicanalista Mariana Sellva.
Sintomas do estresse
Em entrevista prévia ao MinhaVida, a psiquiatra Jessica Martani esclareceu que o estresse pode desencadear os seguintes sintomas físicos:
- Alterações no apetite
- Taquicardia
- Sensação de falta de ar
- Sensação de cansaço
- Angústia
- Tensão muscular
- Dores de cabeça
- Sensação de que algo ruim vai acontecer
- Náuseas
- Diarreia
- Irritabilidade
- Insônia
Saiba mais: Quando se preocupar com o estresse excessivo?
Quando buscar ajuda médica?
É importante que o paciente busque ajuda médica ao notar que o estresse e seus sintomas desencadeados estão prejudicando sua qualidade de vida.
“O ideal é que um cotidiano saudável promova a prevenção de um estresse agudo. Pequenas situações do dia a dia que geram estresse sempre vão acontecer, mas é possível, através de bons hábitos e uma boa saúde mental, manter uma rotina mais preventiva para situações desse tipo”, orienta Sellva.