Letícia Isabela é psicóloga do Grupo Mantevida, psicopedagoga com especialização em Neuropsicologia, tem foco no olhar P...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
A criação dos filhos nem sempre é uma tarefa fácil, e é quando os momentos de birra e desobediência chegam, que os pais devem ficar ainda mais em alerta. De início, é necessário entender a origem deste problema que, de acordo com Letícia Isabela, psicóloga do Grupo Mantevida, trata-se de um processo neurológico.
“O cérebro da criança é ‘inundado’ por emoções que entram em conflito entre si. É necessário ensiná-la a lidar com esses sentimentos. Ou seja, ela precisa aprender a habilidade de se regular”, conta ao MinhaVida.
Leia também: Para aumentar a autoestima das crianças, os pais devem dizer estas 7 frases no dia a dia
O que fazer para que o filho fique obediente?
Letícia explica que, como a família é o primeiro ambiente social da criança, os pais são os principais responsáveis pelo desenvolvimento do repertório comportamental dos seus filhos, ou seja, é com eles que as crianças aprendem como se comportar.
Assim sendo, para ajustar o mau comportamento dos filhos, a psicóloga lista práticas que devem ser indispensáveis dentro da rotina do lar:
- Ter diálogo
- Expressar os sentimentos (bons ou ruins)
- Cumprir as promessas
- Dizer não quando necessário
- Negociar e estabelecer regras
- Se desculpar quando for preciso
“Essas práticas permitem que a criança compreenda o seu problema e estabeleça um plano para suas dificuldades. É de extrema relevância que possamos estabelecer um ambiente no qual tanto os pais quanto seus filhos possam se sentir tão confiantes que interajam de forma mais honesta e clara. Isso permite que discordâncias não sejam silenciadas durante a educação. O estilo de criação não pode ser baseado no medo. Muitas vezes, esse cenário acaba criando filhos com pouco senso de responsabilidade e motivação”, finaliza a especialista.
Leia também: Para que as crianças se tornem adultos felizes, os pais devem fazer essas 18 perguntas estimulantes regularmente