
Pós graduação em Emagrecimento e Metabolismo Pós-graduação em Nutrologia...

Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.

É muito comum pela manhã algumas pessoas se levantarem e já tomarem uma xícara de café para iniciar o dia com mais energia. Mas, o que poucos sabem é que esse hábito pode estar sabotando a disposição ao longo do dia.
Isso porque tomar café no momento errado pode reduzir sua ação estimulante e até provocar o efeito contrário. Entenda!
Saiba mais: Você ficará surpreso ao descobrir para que serve o copinho de água servido com seu café
Quais os melhores horários para consumir café?
De acordo com o médico e especialista em nutrologia Valdecy Neto, os melhores horários para consumir café são entre 60 e 90 minutos após acordar e antes do almoço.
Isso porque, como demonstrou um estudo publicado no Annals of Behavioral Medicine, o cortisol — conhecido como o hormônio do estresse — segue um ciclo de produção ao longo do dia. Seus níveis atingem o pico entre 30 e 45 minutos após o despertar, ajudando a nos manter focados e energizados nas primeiras horas da manhã.
Consumir café nesse período, quando o cortisol está em alta, pode reduzir os efeitos energéticos da cafeína e até levar o corpo a desenvolver certa resistência à substância.
Qual a quantidade diária de café recomendada?
Apesar de oferecer diversos benefícios, o café deve ser consumido com moderação. A recomendação é de três a quatro xícaras de 50 ml por dia, o suficiente para aproveitar os efeitos estimulantes da cafeína sem sobrecarregar o organismo.
Quantidades acima desse limite podem causar efeitos negativos, como ansiedade, tremores, problemas gástricos, insônia e outros distúrbios do sono.
E quando parar de tomar café?
O especialista orienta reduzir a ingestão de cafeína após as 15 horas para que a qualidade do sono não seja afetada. “Algumas pessoas metabolizam mais lentamente a cafeína, por isso temos que entender nosso corpo. Eu indico tomar até as 14 ou 15 horas. Se mesmo tomando nesse horário atrapalhou no sono, comece a diminuir para 13 horas”, indica.
Saiba mais: Café solúvel NÃO é a mesma coisa que o coado e pode fazer muito mal: entenda