

Passamos o dia correndo para finalizar tarefas pendentes, acumulando estresse e com excesso de dopamina causado pela rolagem incessante de telas nas redes sociais, o que, a longo prazo, acaba prejudicando nossa capacidade de concentração. Por esse motivo, os neurocientistas recomendam praticar atividades que deem um descanso ao cérebro e reduzam os níveis de estresse.
Uma das atividades mais populares para desacelerar o corpo e a mente é caminhar, mas uma equipe de pesquisadores da Universidade de Cardiff encontrou uma alternativa curiosa que, de fato, virou moda no mundo todo: costurar ou tricotar.
Leia também: 10 maneiras de aliviar o estresse em 1 minuto ou menos
O poder relaxante da costura
Em meio ao turbilhão de coisas para fazer chamado vida adulta, o cérebro precisa encontrar um refúgio de paz em atividades relaxantes que possam reduzir os níveis de estresse diário.
Hobbies não são apenas passatempos, mas também são ferramentas valiosas para exercitar o cérebro, ativando áreas relacionadas à criatividade, habilidades psicomotoras, coordenação e até mesmo memória.
Seja costura, escrita à mão ou leitura, essas atividades oferecem uma válvula de escape saudável para o estresse e uma maneira de exercitar nossos cérebros de uma forma agradável.
Uma pesquisa da Escola de Terapia Ocupacional da Universidade de Cardiff publicada no Journal of Occupational Science sugere que costurar ou tricotar não é apenas um movimento mecânico, mas um exercício que estimula o cérebro e treina a capacidade de concentração em uma única atividade.
Essa capacidade de concentrar toda a atenção em uma atividade motora precisa reduz os níveis de estresse. Por sua vez, o movimento coordenado e constante das mãos ativa neurotransmissores, mantendo os neurônios funcionando e nossa mente dinâmica. Esta atividade, longe de ser apenas para avós, é uma terapia valiosa que melhora a qualidade de vida e contribui para alcançar um estado de tranquilidade mental.
Assim como outras atividades que envolvem habilidades de coordenação motora, costurar ou tricotar ativam diferentes áreas do cérebro e liberam neurotransmissores associados ao bem-estar.
Na verdade, os efeitos do tricô ou da costura descritos pelos pesquisadores da Universidade de Cardiff são muito semelhantes aos descobertos por outro grupo de pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida ao lavar louça. É verdade que depois de um dia cansativo de trabalho, a última coisa que você quer fazer é lavar a louça.
No entanto, os dados do estudo revelaram que realizar essa atividade monótona e repetitiva imergiu o cérebro em um estado de atenção plena que aumentou a atividade de pensamento abstrato para gerar novas ideias em até 25% e reduziu os níveis de estresse e ansiedade em até 27%. Na verdade, como ele confessou em uma sessão de perguntas e respostas no Reddit, essa é uma das atividades favoritas de Bill Gates para aliviar o estresse.
Benefícios adicionais de bem-estar
Além dos benefícios mentais óbvios, costura e tricô oferecem vantagens físicas que podem melhorar a qualidade de vida. Esses tipos de atividades repetitivas e mecânicas proporcionam efeitos semelhantes à meditação:
1 - Reduza o estresse
Ao concentrar toda a sua atenção nas suas mãos e no processo criativo, você pode diminuir sua pressão arterial, o que por sua vez reduz o risco de problemas cardiovasculares. Esse efeito de relaxamento físico e mental ajuda você a se desconectar do ritmo acelerado da vida cotidiana.
2 - Pensamento analítico
Medir tecidos ou fios, desenhar peças de roupa, escolher cores, planejar projetos, etc. Tudo isso contribui para fortalecer o pensamento analítico e desenvolver processos lógicos ao estabelecer uma ordem de prioridade nas etapas.
3 - Aumenta a concentração
A atividade exige atenção aos detalhes, melhorando assim o foco mental e a atenção.
4 - Recompensa tangível imediata
Ao contrário de outras atividades, como meditação, costurar ou tricotar oferecem uma recompensa ao serem concluídas, o que contribui para melhorar a autoestima.
Além de tudo isso, costurar permitirá que você conserte roupas danificadas, o que também economizará dinheiro enquanto relaxa. Quanto nossas mães e avós sabiam.
Leia também: Pessoas com mais autoestima e confiança têm estes 5 hábitos em comum, de acordo com a psicologia