
Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
i
Nem todo mundo que está por perto realmente nos faz bem — e saber reconhecer quem contribui para a nossa saúde mental e ficar mais próximo dessas pessoas é um verdadeiro ato de autocuidado.
O psicólogo Henrique Santos de Souza, cofundador do portal Eurekka, postou um vídeo no instagram, afirmando que existem sinais muito claros de que uma pessoa está fazendo bem de verdade para a sua vida. E não tem a ver com presentes caros ou declarações públicas de amor, mas com gestos simples do dia a dia.
1. Ela ouve você com curiosidade — e sem te cortar
Parece simples, mas escutar de verdade virou raridade nos tempos de hoje. “É cada vez mais raro encontrar alguém que realmente te ouve, com curiosidade genuína, sem te interromper ou só esperando a vez dele falar”, afirma Henrique. Quando alguém presta atenção no que você diz com interesse, isso te faz se sentir valorizado, importante e menos sozinho.
2. Você não precisa parecer perfeito na frente dela
Estar com essa pessoa é um alívio, porque você sabe que pode ser quem é, sem filtros. “A gente só tenta parecer perfeito quando tem medo de ser julgado”, explica o psicólogo. Com quem te faz bem de verdade, você pode contar das suas inseguranças, dos dias ruins e até das falhas, sem medo de parecer ‘menos’. Ela entende que ser humano é justamente isso.
3. Ela transforma momentos difíceis em mais leves
Sabe aquele tipo de pessoa que consegue arrancar uma risada mesmo quando tudo dá errado? “Mesmo se chover no meio do passeio de bicicleta que vocês planejaram a semana toda, ela dá um jeito de fazer a situação ficar mais leve”, exemplifica Henrique. Esse senso de humor, aliado à empatia, ajuda a aliviar a tensão e cria memórias boas até dos perrengues.
4. Estar com ela nunca parece uma obrigação
Você não sente que precisa fazer esforço para interagir. Pelo contrário: estar com essa pessoa é quase como estar sozinho, só que melhor. “Você nem sente que tá socializando, mas simplesmente sendo você com ela por perto”, diz o psicólogo. Isso mostra que a relação é leve, fluida e verdadeira — e é disso que a saúde mental precisa.