

Esta é a a Semana do Peixe em 2012, promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). A ação faz parte da Campanha Nacional de Promoção do Consumo de Pescado promovido pelo MPA e segue até o dia 17 de setembro, tendo como principal objetivo incentivar o consumo do alimento no país. Atualmente, a média de consumo de pescado da população brasileira está por volta de 9kg/habitante/ano. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 12kg/habitante/ano.
Campeões em disparada quando o assunto é ômega 3 e outras gorduras benéficas à saúde, os peixes não podem faltar no prato de quem procura manter uma alimentação saudável. "Eles são excelentes para prevenir doenças cardiovasculares e estimular o cérebro a funcionar melhor", conta a nutricionista Flávia Ferazzo, de Goiânia. Os peixes são muito versáteis e podem ser preparados de diversas formas, agradando quase todos os paladares. Contudo, é preciso ter cuidado - algumas preparações são mais calóricas e podem colocar a sua dieta em risco. Confira as dicas das nutricionistas e veja como deixar o seu peixe mais saudável:
Para fazer em casa

Caso você esteja sem ideias para fazer o seu peixe, siga a receita da nutricionista Flávia Ferazzo, que é super nutritiva e tem apenas 257 calorias por porção:
Ingredientes
2 cebolas grandes cortadas em rodelas
6 filés de peixe (merluza ou pescada)
3 colheres (sopa) de margarina light
1 colher (chá) de sal
1 colher (café) de pimenta-do-reino
6 tomates (sem pele e sem sementes) picados
1 xícara (chá) de salsão picado
2 xícaras (chá) de cenouras cozidas cortadas em rodelas
4 xícaras (chá) de batatas cozidas cortadas em cubos
Modo de Preparo
Coloque as cebolas no fundo de uma forma grande e disponha os filés por cima. Passe metade da margarina e acrescente o sal, a pimenta e os tomates. Asse em forno médio durante 15 minutos. Junte os legumes e cubra com o restante da margarina. Asse por mais 20 minutos. Sirva a seguir.
Rendimento: 6 porções
Carboidratos: 19,40g
Proteínas: 25,60g
Lipídios: 9,34g