Como é uma pessoa com TDAH?
Neuropsicóloga com formação em neurociência por Harvard e especialização em Terapia Cognitiva pelo Beck Institute.
O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica caracterizada por um padrão persistente de desatenção, hiperatividade e impulsividade.
Os sintomas podem variar significativamente entre as pessoas e são mais notáveis em ambientes que exigem atenção constante ou autocontrole.
Existem três subtipos principais de TDAH, cada um com suas características predominantes:
Predominantemente desatento
Indivíduos com este subtipo têm dificuldade em manter a atenção, seguir instruções detalhadas e completar tarefas. Eles podem: parecer que não estão ouvindo quando falados diretamente, ter dificuldade em organizar tarefas e atividades, evitar ou relutar em se envolver em tarefas que requerem esforço mental prolongado, ser facilmente distraídos por estímulos irrelevantes e esquecer as atividades diárias.
Predominantemente hiperativo-impulsivo
Este subtipo é caracterizado por hiperatividade e impulsividade sem a presença significativa de desatenção. Indivíduos podem frequentemente: mexer ou bater as mãos ou os pés, sair do lugar em situações em que se espera que permaneçam sentados, correr ou escalar em situações inadequadas, ter dificuldade em brincar ou em realizar atividades de lazer de forma silenciosa, falar excessivamente, interromper ou invadir as atividades dos outros e ter dificuldade em esperar a vez.
Combinado
Indivíduos com este subtipo apresentam tanto sintomas de desatenção quanto de hiperatividade-impulsividade. É o tipo mais comum e inclui uma ampla gama de sintomas dos dois primeiros subtipos.
No dia a dia, a desatenção pode levar a dificuldades em manter o foco em tarefas no trabalho ou na escola, o que muitas vezes resulta em erros por descuido ou em tarefas incompletas.
A hiperatividade pode ser manifestada por uma sensação constante de inquietação ou dificuldade em permanecer sentado, enquanto a impulsividade pode resultar em decisões precipitadas sem considerar as consequências, interrupções em conversas ou atividades e dificuldades em manter relacionamentos estáveis.
Aluno com TDAH tem direito a professor de apoio?
Não existe uma legislação específica no Brasil que garanta o direito a um professor de apoio exclusivamente para alunos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), pois o TDAH não é considerado público-alvo da educa...
[ Continuar lendo ]Quem tem tdah pode dirigir?
A resposta é: sim! Quem tem TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) pode dirigir. No geral, o TDAH no adulto é diferente e, se a pessoa tiver muita desatenção, existem outras formas de tratamentos além das terapias, como as opções...
[ Continuar lendo ]Como identificar o TDAH em crianças?
Reconhecer o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) pode parecer desafiador, mas é possível prestar atenção a alguns sinais, presentes em maior ou menor grau e que varia conforme a faixa etária. Aqui estão algumas dicas:...
[ Continuar lendo ]