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8 dicas para evitar dores nas costas e musculares

Hábitos comuns podem resultar em dores nos músculos; aprenda a fugir do problema

Sofrer com dores musculares não é algo exclusivo dos mais velhos. Até mesmo adolescentes, quando mantêm uma postura errada ou são adeptos de algum movimento repetitivo desconfortável, podem apresentar o problema.

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Mas a dor pode ser evitada com algumas estratégias para colocar em prática no dia a dia. Aprenda como aliviar o problema:

Deixe o sedentarismo para trás

Erra quem pensa que apenas esportistas têm dores musculares. Os sedentários, por terem músculos mais fracos, podem sofrer com as dores em qualquer atividade rotineira. Procure praticar atividade física diariamente, com moderação e orientação.

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Não exagere na atividade física

Começou a se exercitar e quer recuperar todo o tempo perdido? Vá com calma, afinal, o estresse muscular também provoca dores. Aumente a intensidade dos exercícios gradativamente e dê períodos de descanso para os músculos, pois eles também precisam se recuperar.

Musculação feita de forma incorreta também pode causar distensão nos músculos da coluna e atrasar todo o plano de ser mais saudável. Conte sempre com a orientação de um profissional para guiar seu plano de exercícios.

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Mantenha uma boa postura

Se você tem o hábito de se sentar de qualquer jeito durante o trabalho ou até mesmo em casa, saiba que pode ser isso que está causando as dores musculares, especialmente na região da coluna. Sente-se mantendo a coluna reta e com o quadril e joelhos dobrados em um ângulo de 90 graus - e não se esqueça de fazer intervalos para uma pequena caminhada nesse meio tempo, pois manter os músculos na mesma posição por um período muito longo pode provocar dor muscular.

Alongue-se

O alongamento é capaz de evitar dor muscular, por isso faça dele um hábito diário. E não adianta alongar apenas aquela região que doeu na semana passada. Separe um tempo para se esticar por inteiro, assim prevenirá eventuais dores no corpo todo.

Mas atenção: respeite seu limite de flexibilidade, caso contrário o resultado pode ser ainda mais dolorido.

Cuidado ao carregar peso

Uma das principais causas de dor muscular é carregar peso de forma errada, ou sem os músculos estarem preparados para suportar a carga. Resista ao exagero ao fazer compras no supermercado, por exemplo, se tiver de carregá-las nas mãos. Se o dia a dia obriga a carregar peso, invista em exercícios de musculação específicos para fortalecer os músculos exigidos.

Bolsa pesada? Repense

Hábito de muitas mulheres, carregar bolsa pesada em um ombro só pode ser prejudicial e causar dor. Desapegue e procure carregar apenas o essencial. Se não der, opte por uma mochila, já que dessa forma você vai conseguir distribuir o peso nos dois ombros, evitando que apenas um fique sobrecarregado.

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Escolha o colchão adequado

Como passamos um terço das horas do dia deitados, o repouso noturno deve realmente ser confortável para que no dia seguinte as dores não se manifestem como resultado de um relaxamento em posição não adequada.

Se o colchão está velho, já é hora de trocar. Verifique se o novo é compatível com o peso que deverá suportar, e, principalmente, se traz conforto.

Postura correta ao dormir é fundamental

Não adianta muito escolher o melhor colchão, se a postura durante o sono não é adequada. A melhor posição para dormir é de lado, colocando um travesseiro entre as pernas para manter o quadril alinhado.

Evite ao máximo dormir de bruços e escolha um travesseiro que deixe o pescoço relaxado, em uma posição mais neutra. Travesseiros muito altos ou muito baixos não são adequados, portanto escolha aquele que tenha de 5 a 10 centímetros de altura.

Estou com dor, e agora?

Evitar a dor muscular é relativamente simples, mas quando exageramos sem pensar e ela já se manifestou, o ideal é fazer repouso para que os músculos se recuperem. Além disso, é possível lançar mão de medicamentos, como CataflamPRO, indicado para aliviar as dores de entorses, distensões e outros tipos de desconfortos musculares.

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A gerente médica da GlaxoSmithKline - Unidade Consumo - no Brasil Ana Santoro (CRM: 5247120-3) explica que CataflamPRO, com aplicação tópica, tem capacidade analgésica e anti-inflamatória semelhante a medicamentos por via oral*, o que é uma grande vantagem para aqueles que não gostam de ingerir remédios ou que sentem dor de estômago com anti-inflamatórios em comprimidos, que precisam passar pelo estômago para liberar o princípio ativo através da corrente sanguínea.

Os produtos da linha CataflamPRO, que estão disponíveis em emulgel e aerosol, devem ser aplicados diretamente na pele da região afetada. O medicamento penetra nos tecidos para aliviar a dor, diminuir o inchaço e auxiliar no processo de recuperação. Mais fácil de aplicar, é capaz de trazer alívio rápido para aquela dor que teima em persistir.

Mas atenção: se mesmo depois da aplicação do CataflamPRO a dor não diminuir, procure um médico para investigar o que está acontecendo.

* Eficácia equivalente após 21 dias de uso de CataflamPRO Emulgel 4x ao dia vs ibuprofeno 400mg 3x ao dia. Zacher J. et al. Topical diclofenac Emulgel versus oral ibuprofen in the treatment of active osteoarthritis of the finger joints (Heberden' and/or Bouchard's nodes). Akt Rheumatology 2001; 26: 7-14; Devido a sua ação tópica, CataflamPRO não atua no estômago, o isentando de dores e/ou irritações. CHBR/CHVOLT/0049/17a- JUL/17.

CATAFLAMPRO É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. CATAFLAMPRO EMULGEL ® (diclofenaco dietilamônio). INDICAÇÕES: DORES NAS ARTICULAÇÕES, NAS COSTAS, DORES MUSCULARES E TENDINITE. REG. REG. M.S.: 1.0107.0328. CHBR/CHVOLT/0049/17a- JUL/17.

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Fontes e referências:

1 - "O seu corpo está pedindo exercícios físicos?": conteúdo disponível em http://www.minhavida.com.br/fitness/testes/14564-o-seu-corpo-esta-pedindo-exercicios-fisicos/resultado

2- "Dor muscular após os treinos pode ser grave ": conteúdo disponível em http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/17587-dor-muscular-apos-os-treinos-pode-ser-grave

3 - "Sete dicas que ajudam a acabar com a dor nas costas": conteúdo disponível em http://www.minhavida.com.br/saude/materias/12259-sete-dicas-que-ajudam-a-acabar-com-a-dor-nas-costas

4 - "Alongamento: seis dicas para fazer da forma correta ": conteúdo disponível em: http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/12895-alongamento-seis-dicas-para-fazer-da-forma-correta

5 - "Cuidado com o excesso de peso na bolsa": conteúdo disponível em http://www.minhavida.com.br/alimentacao/noticias/5086-cuidado-com-o-excesso-de-peso-na-bolsa

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6 - "Derrube oito mitos sobre a dor na coluna": conteúdo disponível em http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/16302-derrube-oito-mitos-sobre-a-dor-na-coluna/7

7 - "Armadilhas no quarto podem prejudicar a qualidade do sono": conteúdo disponível em http://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/13154-armadilhas-no-quarto-podem-prejudicar-a-qualidade-do-sono

8 - "CataflamPRO": conteúdo disponível em https://www.cataflampro.com.br/