Como as lentes de contato melhoram o seu desempenho no esporte

Conforto, liberdade e maior campo de visão são alguns dos benefícios proporcionados pelas lentes

Corrida ao ar livre, musculação, futebol ou uma hora de pilates? Seja qual for seu exercício favorito e sua necessidade, uma coisa é certa: começar uma atividade física traz mais saúde, felicidade e bem-estar. A prática regular proporciona benefícios como melhora da pressão arterial e circulação sanguínea, fortalecimento muscular e controle do peso, o que reforça a sua importância.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mas como podemos nos exercitar quando convivemos com algum erro refrativo, como miopia ou astigmatismo e precisamos usar óculos de grau? A boa notícia é que eles não precisam ser um obstáculo na rotina esportiva, muito pelo contrário. As lentes de contato podem, nestes casos, ser a solução para você investir de vez nos exercícios físicos, com mais conforto e segurança.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por que escolher as lentes de contato para os esportes?

Quando falamos em erros refrativos, muitas pessoas ainda pensam nos óculos de grau como a primeira opção para resolvê-los. As lentes de contato, porém, são totalmente seguras e indicadas para corrigir os problemas, além de proporcionarem um campo de visão maior, conforto e outros benefícios.

"A armação dos óculos pode limitar o campo visual do atleta. Os óculos também diminuem a liberdade de movimentos pelo risco de caírem do rosto e quebrarem e sofrem mais influência das interferências ambientais, como chuva e poeira, podendo aumentar a chance de ofuscamento da visão pelos reflexos do sol", explica a oftalmologista Debora Espada.

Porém, apenas abolir os óculos e não usar nenhum método de correção não é a saída mais indicada. Segundo a oftalmologista Thais Packer, a performance do atleta também pode ser influenciada pela visão - para o bem e para o mal.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Embora o impacto dos pequenos ou moderados erros de refração sobre atividades físicas não sejam completamente estudados, é possível que o bom funcionamento do sistema visual esteja relacionado tanto ao desempenho do atleta como à experiência de maneira geral", afirma.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para treinar mais e melhor, a saída é optar por um método de correção visual completo. As lentes de contato, por exemplo, melhoram a capacidade visual dos atletas sem limitá-los quanto aos movimentos, já que eles não precisam se preocupar em derrubar ou mesmo se machucar com os óculos. As lentes ainda ajudam a prevenir acidentes e quedas, por proporcionarem um campo de visão mais amplo, aumentando a concentração do atleta durante o esporte.

Para atividades ao ar livre, como é o caso da corrida, as lentes também são indicadas. "Existem lentes de contato gelatinosas com tecnologias modernas de umectabilidade incorporadas à sua matriz. Essas lentes mantém o filme lacrimal estável por mais tempo, evitando sensação de olho seco e corpo estranho em ambientes internos ou externos", esclarece Thais Packer .

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Outro ponto positivo das lentes de contato é que algumas delas contam com proteção contra os raios UV, a radiação nociva do sol, que atingem principalmente aqueles que praticam algum esporte em ambientes externos, como ciclismo, corrida e escalada. Em longo prazo, a exposição desprotegida aos raios UV pode levar a problemas como catarata e pterígio.

Tipos de lente de contato

O primeiro passo para começar a usar lentes de contato é marcar uma consulta com o seu oftalmologista. O profissional fará todos os exames necessários para identificar o tipo e o grau do erro refrativo e confirmará se você está apto a usar lentes. Lembre-se que usá-las sem indicação médica não é recomendado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Conforme explica a oftalmologia Debora Espada , diferentes tipos de lentes de contato podem ser indicados para quem faz alguma atividade. "As lentes de contato gelatinosas, esclerais ou ortoceratologia podem ser usadas nas práticas esportivas, porém, as gelatinosas são as preferidas pelos atletas devido ao seu conforto. Já as lentes de contato rígidas gás-permeáveis devem ser evitadas pelo risco de instabilidade e deslocamento", pontua.

As lentes de contato também variam de acordo com o tempo de uso. Atualmente, é possível encontrar modelos com descarte diário, quinzenal, mensal e anual. Lentes de troca programada precisam de cuidado especial com limpeza e armazenamento, para evitar infecções. Já as de uso diário podem ser descartadas no mesmo dia, sendo uma opção mais segura e prática.

Quer saber mais sobre as lentes de contato, dicas de limpeza e como evitar riscos aos utilizá-las? Clique aqui e conheça nosso canal especial.