4 hábitos que estimulam o foco e a concentração

Pausas durante o expediente, cafeína, meditação e natureza são elementos que estimulam a atenção

Conseguir manter o foco pelo máximo de tempo possível é uma habilidade que todos desejam. É fácil entender por quê: com a concentração em alta, o rendimento profissional melhora, não é necessário levar trabalho para casa e sobra mais tempo livre para se dedicar à família e aos compromissos sociais.

Às vezes, no entanto, o cérebro não dá conta de permanecer focado pelo tempo que você deseja. Independentemente do motivo, fato é que essa é a hora de dar uma forcinha à própria cabeça e, por meio de hábitos e atividades simples, estimular a concentração.

Conheça, a seguir, quatro das melhores formas de aumentar as chances de sua atenção ser plena no dia a dia.

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Fazer intervalos rápidos entre as atividades

O sistema de controle cognitivo entra em fadiga e começa a falhar depois de um período de concentração, precisando de um tempo razoável para se recuperar. Em resumo: a cabeça fica cansada, a dispersão vem com tudo e o processo para recuperar o foco1 pode ser demorado.

Para evitar que isso aconteça, o ideal é fazer uma pausa antes do momento de virada no cérebro. Desta forma, o processo de declínio cognitivo não se inicia e é mais fácil continuar com atenção. O tempo varia de pessoa para pessoa e o corpo dá sinais da dispersão, como ter que reler frases ou começar a olhar muito para os lados.

Ao notar algo assim, pare por dois minutinhos, areje os pensamentos e retome sua atividade com o foco preservado.

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Consumir cafeína

Doses diárias de cafeína (de 150 mg a 600 mg) ajudam a manter o estado de alerta e a melhorar tanto a performance quanto o raciocínio, por um período de até seis horas2.

A forma mais comum de ingerir cafeína no Brasil é, sem dúvida, bebendo o cafezinho de cada dia. Cada xícara de 150 ml café tem entre 65 mg e 115 mg de cafeína, dependendo do tipo de grão e da forma como a bebida for preparada3.

Quem não consegue tomar café com regularidade ou simplesmente não gosta do sabor dele, tem uma alternativa de consumo nos multivitamínicos, como Pharmaton Energy, que traz uma combinação de vitaminas do complexo B com cafeína, o que auxilia no aumento do estado de alerta e da concentração.

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Aderir à meditação

A meditação4, quando feita regularmente, muda padrões cerebrais e torna seus adeptos pessoas mais atentas e focadas. Comparações de imagens de ressonância magnética dos cérebros daqueles que meditam e daqueles que não meditam mostram que o primeiro grupo tem mais estabilidade no córtex posterior medial frontal, uma região associada aos pensamentos livres.

Na prática, isso significa que, mesmo que as pessoas que meditam queiram deixar a cabeça "vazia", há foco em algo que esteja acontecendo ao redor; quando elas decidem se concentrar para valer e por vontade própria, têm muito mais facilidade que os outros.

Caminhar na natureza

Não precisa ser em uma floresta nem com ritmo de exercício físico: o simples fato de andar por cerca de 50 minutos entre árvores, plantas e animais já melhora em até 20% o foco e a memória.

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Isso ocorre porque a natureza5 desperta, na maioria das pessoas, a curiosidade pelos estímulos do ambiente e a habilidade de explorar e aprender. Ir ao parque mais próximo logo no começo da manhã ou aproveitando a hora do almoço é uma ótima forma de estimular sua concentração.

Referências:

1 - Lleras, Alejandro et al. Brief and rare mental "breaks" keep you focused: deactivation and reactivation of task goals preempt vigilance decrements. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21211793

2 - Penetar, David M. et al. Effects of Caffeine on Cognitive Performance, Mood, and Alertness in Sleep-Deprived Humans. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK209050/

3 - ICO - International Coffee Organization. Cafeína - Teor de Cafeína. Disponível em: http://www.ico.org/pt/caffeine_p.asp

4 - Pagnoni, Giuseppe. Dynamical properties of BOLD activity from the ventral posteromedial cortex associated with meditation and attentional skills. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22496570

5 - Berman, Marc G. et al. The Cognitive Benefits of Interacting With Nature. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/23718837_The_Cognitive_Benefits_of_Interacting_With_Nature

VITACAFTM é uma combinação de vitaminas do complexo B com cafeína. A cafeína auxilia no aumento do estado de alerta e na melhora da concentração. As Vitaminas B6 e B12, Niacina, Tiamina, Riboflavina e Ácido Pantotênico auxiliam no Metabolismo Energético. ALÉRGICOS: PODE CONTER PEIXE. NÃO CONTÉM GLÚTEN. Leia o rótulo.

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