5 explicações possíveis para o cansaço excessivo

Sentir-se cansado o tempo todo pode indicar problemas de saúde

Falar que todo mundo está cada vez mais cansado pode parecer clichê dos tempos modernos, mas a verdade é que o ritmo acelerado, com trabalho1, vida social e família, colabora com essa sensação. Por esse motivo, é importante entender como anda sua rotina e quais momentos você tem para relaxar.

Aliás, tirar um tempo para descansar é fundamental para entender se esse cansaço excessivo1 é passageiro ou persistente - isso porque algumas condições de saúde e hábitos podem explicar o seu estado. Para te ajudar a entender quais motivos estão associados ao cansaço excessivo, reunimos os principais abaixo. Confira!

Síndrome da fadiga crônica

Diferente do tipo mais comum de fadiga, que desaparece após mudanças na rotina ou uma boa noite de sono, a Síndrome da Fadiga Crônica2 é um distúrbio sem causa conhecida, que não melhora ao descansar e piora com esforços físico e mental, dá a sensação de cansaço constante e pode apresentar sintomas gastrointestinais3.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Fibromialgia

A fibromialgia4 é uma doença que causa dor crônica em todo o corpo e atinge principalmente os músculos. Por provocar muita dor, o paciente pode se sentir cansado com frequência e ter sintomas4 associados, caso da falta de memória, dificuldade em manter a atenção e até depressão.

Depressão

De acordo com o Organização Mundial de Saúde5, a depressão atinge mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. A doença também é a principal causa de incapacidade em todo mundo, isso porque os sintomas6 atingem tanto o aspecto físico, quando o paciente pode apresentar cansaço excessivo, taquicardia e sudorese; quanto mental, como ansiedade e burnout.

Distúrbios do sono

O sono1 é responsável por diversas7 funções do corpo, incluindo a de fazê-lo descansar e se preparar para o dia seguinte. Quando o sono não está balanceado7 ou é interrompido, ele não é reparador, portanto, resulta em desconfortos como fadiga. Aliás, a falta de sono pode, inclusive, agravar doenças como a depressão5 e fibromialgia4.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Problemas na tireoide

Quando as glândulas tireoidianas ficam desreguladas1, um dos problemas que pode acontecer é o hipotireoidismo8. O distúrbio acontece quando o organismo deixa de produzir ou não gera de modo suficiente os hormônios T4 e T38, responsáveis pela regulação da tireoide. Para a investigação do caso, o médico pode pedir uma análise dos sintomas, dentre os quais estão a fadiga1.

Caso seu cansaço não esteja relacionado a uma enfermidade, pode ser que você precise de vitaminas e minerais9. Além de revisar seu tipo de alimentação, seu médico pode considerar o consumo de Pharmaton Energy10. O novo suplemento vitamínico tem a fórmula VITACAPTM, que combina as vitaminas do complexo B com a cafeína.

O resultado dessa combinação resulta na melhora10 da concentração, ajuda o corpo a ficar em alerta e auxilia o metabolismo, já que a cafeína é estimulante e aumenta a concentração, enquanto o aminoácido folato e demais nutrientes aceleram o metabolismo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Referências:

1 - ROSENTHAL, Thomas C.; MAJERONI, Barbara A. Fatigue: An Overview. American Family Physician, Volume 78, Number 10, November 15, 2008. Disponível em: https://www.aafp.org/afp/2008/1115/p1173.pdf.

2 - Mayo Clinic. Chronic fatigue syndrome. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/chronic-fatigue-syndrome/symptoms-causes/syc-20360490.

3 - Teixeira Zorzanelli, Rafaela. A síndrome da fadiga crônica: apresentação e controvérsias. Psicologia em Estudo, vol. 15, núm. 1, marzo, 2010, pp. 65-71 Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2871/287122130008.pdf.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

4 - Sociedade Brasileira de Fibromialgia. Fibromialgia - Definição, Sintomas e Porque Acontece. Disponível em: https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/fibromialgia-definicao-sintomas-e-porque-acontece/.

5 - OPAS Brasil. Depressão. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5635:folha-informativa-depressao&Itemid=1095.

6 - Ministério da Saúde. Depressão: causas, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção. Disponível em: http://saude.gov.br/saude-de-a-z/depressao#sintomas.

7 - LOPES, Walter Saraiva; FAUSTINO, Maria Aparecida; LEAL, Alex Botelho; INOCENTE, Nancy Julieta. Sono um fenômeno fisiológico. Disponível em: http://biblioteca.univap.br/dados/INIC/cd/inic/IC4%20anais/IC4-15OK.pdf.

8 - OLIVEIRA, Vanessa; MALDONADO, Rafael Resende. Hipotireoidismo e hipertireoidismo - uma breve revisão sobre as disfunções tireoidianas. Interciência & Sociedade (ISSN: 2238-1295) ? Vol.3, N.2, 2014

9 - Manual MSD. Vitaminas e minerais. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-nutricionais/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-a-nutri%C3%A7%C3%A3o/vitaminas-e-minerais?query=Vis%C3%A3o%20geral%20das%20vitaminas

10 - Bula Pharmaton Energy. Disponível em: https://www.pharmaton.com.br/conheca-pharmaton-energy/tabela-nutricional/.