PUBLICIDADE

Somente um em dez brasileiros cuida adequadamente da saúde

Pesquisa mostra que medo de hospitais faz com que adultos não façam check up

Apesar de 86% dos brasileiros avaliarem sua saúde física como boa, apenas 11% deles são realmente comprometidos com ela, adotando uma alimentação balanceada, a prática de atividades físicas e realizando exames médicos regulares, segundo a pesquisa Phillips Index 2010, do Instituto Ipsos. Essa pequena proporção de pessoas que cuidam da saúde de forma correta pode ser reflexo de outros dados apontados pelo levantamento, como o fato de apenas 61% julgarem-se responsáveis por sua própria saúde e 26% dos entrevistados terem pavor de hospitais.

O medo de hospitais pode, segundo especialistas, ajudar a explicar o pequeno número de pessoas que fazem exames regulares. Os dados mostram que menos da metade da população (46%) faz check-ups anualmente, enquanto 35% das pessoas nunca se submetem a essas baterias de exames para controle da saúde. Essa realidade, porém, contrasta com a expectativa de 60% dos entrevistados, que esperam viver mais de 80 anos.

O médico patologista Érico Seabra, do Laboratório São Marcos, afirmou que poucas são as pessoas que procuram o check-up da forma como ele deve ser encarado, ou seja, como medida preventiva. A grande maioria das pessoas só chega ao consultório quando já possuem algum indício de enfermidade.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A pesquisa indica que a faixa etária que menos procura os exames preventivos é a dos jovens. Segundo os especialistas, entre os check-ups mais procurados por essa fatia da população destacam-se aqueles que buscam identificar doenças sexualmente transmissíveis e aqueles direcionados aos efeitos do consumo de álcool, preocupações recorrentes entre pessoas de 16 a 24 anos.

Seis hábitos para ter saúde plena

- Deixe seu prato mais saudável: Substitua alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcar, pelos heróis da resistência e da longevidade: oleaginosas, fibras e peixes;

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

- Invista no sono: Um estudo da American Academy of Sleep comprovou que dormir bem é um dos segredos para a longevidade. Dos 2.800 participantes da pesquisa, os 46% que relataram insatisfação com a saúde tinham também má qualidade de sono;

- Mexa-se: Os benefícios da atividade física para a saúde do organismo somam uma lista extensa. Dizer não ao sedentarismo significa afastar de perto doenças como obesidade, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares, além de dar mais disposição e energia;

- Controle os nervos: Uma pesquisa feita pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo mostrou que o estresse é fator de risco para os problemas do coração. "Quanto maior for o nível de estresse, maior será a deteriorização física e psicológica da pessoa", mostra a psicóloga Sandra Leal Calais, da Unesp.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

- Sorria para a vida: Nada melhor do que o humor para combater os percalços que aparecem. O bom humor pode manter as pessoas saudáveis e aumentar as chances de uma vida longa, segundo estudo recente da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.

- Respire bem: Separar uns minutinhos para prestar atenção na respiração pode ser a receita ideal para combater os desgastes mentais e físicos e, até a insônia, aumentando assim a sensação de bem-estar.