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Maus hábitos influenciam mais a longevidade do que genética

Estilo de vida dos homens pesa mais sobre a saúde do que fatores genéticos

Se a ideia de quem tem pais com idade avançada tende a viver tanto quanto eles, graças à herança genética, servia como algum conforto para a ala masculina, tudo indica que dá para se preocupar. Um estudo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, publicado no Journal of Internacional Medicine, afirma que a idade dos pais está pouco relacionada à expectativa de vida dos homens e que, na verdade, os hábitos de vida é que são determinantes no momento de avaliar a longevidade.

A pesquisa teve início em 1953, quando 855 homens, com idades entre 50 e 80 anos, foi convocado a realizar check-ups periódicos para analisar problemas cardiovasculares.

De acordo com os pesquisadores, o estilo de vida causava mais impacto nas doenças cardíacas dos pacientes do que causas genéticas. Muitos dos fatores decisivos para determinar a expectativa de vida são resultado da rotina que decidimos levar.

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Os fatores como Índice de Massa Corpórea (IMC), colesterol, exercícios físicos, pressão sanguínea e se a pessoa era ou não fumante foram itens considerados no estudo. Segundo os resultados, aqueles que não eram fumantes, consumiam doses moderadas de cafeína e tinham colesterol baixo, assim como boas condições financeiras aos 50 anos, eram os mais indicados a comemorarem o aniversário de 90 anos, sendo que dos 855 que participaram do estudo desde o início, 111 estavam vivos e alcançando a marca dos 90 anos.

12 hábitos que contribuem para uma vida longa e saudável

1. Comer melhor: abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer.

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2. Dormir bem: 7 horas e meia são ideais para uma vida saudável, e o segredo para longevidade.

3. Diga não ao sedentarismo: exercitar-se significa se afastar de doenças como obesidade, hipertensão, diabetes e problemas cardíacos.

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4. Levante-se: ficar sentado por muito tempo altera o metabolismo e influencia no colesterol alto e o repouso da pressão arterial, que são indicadores da obesidade.

5. De olho na balança: sobrepeso e obesidade, além de elevar os riscos de diabetes, derrame, hipertensão e apneia, estão por trás de 30% dos casos de câncer.

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6. Controle os nervos: estresse é um grande vilão para o coração, além de contribuir para o aparecimento de doenças psico-fisiológicas

7. Sorria para vida: pesquisadores descobriram que os bem humorados têm o risco de morte reduzido em até duas vezes.

8. Respire bem: uma boa respiração combate desgastes mentais e físicos e, até a insônia, aumentando assim a sensação de bem-estar.

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9. Tabagismo: quem fuma também tem chances elevadas de câncer de pulmão e boca, além das doenças cardiovasculares.

10. Cultive bons amigos: pessoas solitárias vivem 50% menos, segundo pesquisa da Universidade Brigham Young.

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11. Vida sexual saudável: fazer sexo com certa frequência melhora o humor e pele, relaxa, alivia estresse e TPM, além de diminuir riscos do infarto.

12. Autoestima: aprender a gostar de si mesmo contribui para uma vida melhor.