PUBLICIDADE

Uso de protetor solar não impede a produção de vitamina D, diz estudo

Filtro com fator de proteção 15, aplicado da maneira correta, garantiu bons níveis da substância sem o risco de queimaduras

A vitamina D ajuda no combate à hipertensão, no controle de peso e na prevenção da osteoporose, já que é fundamental para a manutenção do metabolismo do cálcio e, logo, no desenvolvimento ósseo. E esse é só o começo de uma lista bem longa. A principal fonte dessa vitamina é a luz solar, que estimula sua produção pela pele. Mas como garantir os níveis adequados da vitamina sem expor a pele aos perigos do sol? Um novo estudo, realizado pela instituição inglesa King's College London e divulgado no dia 4 de maio, traz esperanças. Os achados indicam que a exposição à luz solar com protetor solar, aplicado corretamente, garante bons níveis de vitamina D e ainda evita queimaduras. Eles identificaram ainda que passar protetor solar de forma descuidada não garante proteção contra queimaduras.

Para esta pesquisa foram recrutados 79 homens e mulheres que estavam prestes a viajar num feriado. Seus níveis de vitamina D foram checados assim que eles chegaram a Tenerife, a maior ilha do arquipélago das Canárias, na Espanha. Durante a estadia, todos eles aplicaram filtro solar após o café da manhã até o pôr do sol.

Os pesquisadores, cientes de que as pessoas não aplicam a quantidade suficiente de protetor solar para colher todos os seus benefícios - o equivalente a dois miligramas de protetor solar por centímetro de pele -, dividiram os indivíduos em dois grupos. Ao primeiro foi mostrada a maneira correta de aplicar o protetor solar, foi dado a eles um tubo de protetor com Fator de Proteção Solar (FPS) 15 por dia. O segundo grupo foi autorizado a usar seu próprio protetor solar e aplicá-lo como de costume.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os resultados mostram que mesmo aqueles que exageraram no protetor solar obtiveram um considerável aumento nos níveis de vitamina D uma semana depois.

O grupo que aplicou seu próprio protetor solar teve um aumento de 28 nanomoles (nml) por litro de sangue, além de uma queimadura solar significativa. Aqueles que foram ensinados como aplicar o protetor solar tiveram um aumento de 16nml por litro de sangue, mas sem queimaduras.

Não há um consenso internacional quanto aos valores de referência de vitamina D no sangue. No entanto, muitos laboratórios, entre eles o norte-americano Institute Nichol, sugerem como normais valores entre 3 a 113 nmol/L.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os pesquisadores calculam que quando as pessoas aplicam um fator de proteção ao sol 30, em pequenas quantidades, estão na verdade conseguindo um fator de proteção quatro. Eles sugerem ainda que cremes com FPS mais alto podem produzir achados diferentes, no entanto, mostram que você pode manter-se saudável e ainda conseguir vitamina D suficiente.

Vitamina D: consiga a dose ideal pela alimentação e exposição ao sol