PUBLICIDADE

Zika: OMS considera baixo o risco de infecção nas Olimpíadas

A reunião do Comitê de Emergência se baseou em estudos e lançou recomendações aos turistas

Na última terça-feira (14) o Comitê de Emergência sobre Zika vírus da Organização Mundial da Saúde se reuniu em Genebra, na Suíça, para falar sobre questões ligadas à doença, inclusive a polêmica sobre o pedido de alguns cientistas para o adiamento das Olimpíadas no Rio de Janeiro.

Sobre esse fato, o pronunciamento oficial da OMS após a reunião foi de que eventos que envolvem uma grande concentração de pessoas oferecem o mesmo tipo de risco de contágio por Zika vírus do que a exposição individual a estas áreas em que o vírus circula ativamente. Além disso, eles ressaltam que medidas de saúde pública podem minimizar esse risco.

No entanto, o Comitê reforça os conselhos dados pela diretora-geral da OMS Margaret Chan anteriormente:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O Comitê também reforçou que dado o risco potencial do Zika vírus se espalhar internacionalmente, principalmente com os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, mas que estudos apresentados mostram que o risco de transmissão de arboviroses, como o Zika vírus e a dengue é reduzido no inverno brasileiros e de que o país está tomando medidas para o controle do Aedes aegypti vetor da doença.

Por fim, o Comitê continua mantendo o Zika vírus e sua relação com a microcefalia e a Síndrome de Guillain-Barré como emergências de saúde internacional.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)