PUBLICIDADE

Nível alto ou baixo de colesterol bom pode causar morte precoce

Pesquisa aponta que, para aumentar a longevidade, é preciso manter o nível de colesterol HDL intermediário

O "colesterol bom" é conhecido por ajudar a reduzir o risco de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco. Porém, uma pesquisa realizada na Universidade de Medicina de Washigton, em St. Louis, Estados Unidos, mostra que os níveis altos ou baixos demais de colesterol HDL (conhecido como colesterol bom) pode aumentar o risco da morte prematura de uma pessoa.

Para este estudo, os investigadores estudaram a função renal e níveis de colesterol HDL em mais de 1,7 milhões de homens durante 10 anos. Os pacientes com doença renal frequente tiveram os níveis mais baixos de colesterol HDL, o que pode explicar o maior risco de morte prematura.

No entanto, os níveis de colesterol HDL intermediário podem aumentar a longevidade, de acordo com a pesquisa. "Anteriormente pensava-se que níveis elevados de colesterol bom eram benéficos. A relação entre o aumento dos níveis de colesterol HDL e morte precoce é inesperado e não totalmente claro ainda. Isso vai exigir um estudo mais aprofundado.", disse Ziyad Al-Aly, MD, professor de medicina na Universidade de Washington e autor do estudo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No entanto, a associação entre os níveis de colesterol HDL elevados e morte prematura nestes pacientes tem sido pouco clara. Tais conclusões sobre o colesterol HDL e morte prematura não foram relatados em outros grandes estudos epidemiológicos, apesar de terem conhecimentos avançados sobre a relação entre os parâmetros de colesterol e os resultados clínicos.

Os dados da pesquisa mostraram uma relação entre os níveis de colesterol HDL e a mortalidade como uma curva em forma de U, com o risco aumentado de morte em ambas as extremidades do espectro. "Muito baixo e muito alto são ambos associados com maior risco de morte", disse Al-Aly.

Agora, os pesquisadores acreditam que será preciso explorar se a manutenção do nível de colesterol HDL intermediário pode aumentar a longevidade em outros estudos. "Um grande banco de dados é fundamental para o que nos permite pesquisar e desafiar o conhecimento prévio em nossos esforços contínuos para criar uma melhor compreensão dos níveis de colesterol HDL e risco de morte", disse ele.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O que é Colesterol?

O colesterol pode ser considerado um tipo de lipídio (gordura) produzido em nosso organismo. O colesterol está presente em alimentos de origem animal (carne, leite integral, ovos etc.). Em nosso organismo, o colesterol desempenha funções essenciais, como produção de hormônio e vitamina D. No entanto, o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Entenda quais são os tipos e os fatores de risco.