PUBLICIDADE

Poluição pode ser fator de risco para surgimento do diabetes

Pesquisadores analisaram 3.000 participantes e as concentrações de poluentes na atmosfera onde eles vivem

Cientistas do Helmholtz Zentrum München, na Alemanha, junto com pesquisadores do Centro Alemão de Pesquisas sobre Diabetes (DZD), constataram que a poluição do ar aumenta o risco de resistência à insulina e um estado pré-diabético tipo 2. Os resultados foram relatados na revista Diabetes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para chegar aos resultados, foram analisados dados de aproximadamente 3.000 pessoas participantes do estudo, que vivem na cidade de Augsburg e dois condados rurais adjacentes. Cada participante foi entrevistado e avaliado fisicamente.

Os pesquisadores também coletaram amostras de sangue dos participantes em jejum, as quais indicavam vários marcadores de resistência à insulina e inflamação. O hormônio leptina também foi examinado, assim como a adipocina (proteína), que tem sido associada a resistência à insulina. Os não-diabéticos foram submetidos a um teste de tolerância oral à glicose para identificar se o metabolismo da substância era prejudicado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os dados foram comparados com as concentrações poluentes na atmosfera do local de residência dos participantes, utilizando modelos preditivos baseados em medições repetidas em 20 locais (para medições de partículas) e em 40 locais (para medições de dióxido de azoto) nas regiões analisadas.

"Os resultados revelaram que as pessoas que já têm um metabolismo da glicose prejudicado, os chamados indivíduos pré-diabéticos, são particularmente vulneráveis aos efeitos da poluição do ar", disse Kathrin Wolf, principal autora do estudo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Nesses indivíduos, a associação entre aumentos nos seus níveis de marcadores no sangue e um aumento das concentrações de poluentes atmosféricos é particularmente significativa. Assim, a longo prazo - especialmente para pessoas com metabolismo da glicose prejudicada - a poluição do ar é um fator de risco para diabetes tipo 2", completa.