Praticar exercícios físicos fortalece o cérebro

Exercícios estimulam formação de novos neurônios em região do cérebro que melhora o aprendizado e o humor

A prática de atividades físicas é essencial para manter a qualidade vida, ajudando a perder peso e ainda trazendo disposição para o dia a dia. Porém, os benefícios dos exercícios não se limitam apenas ao bem-estar físico, como também fazem bem para o cérebro.

O jornal Frontiers in Neuroscience divulgou um estudo baseado em diversas teses já publicadas, defendendo a hipótese de que a prática constante de exercícios físicos em níveis leves e moderados provoca a formação de novos neurônios. Este fenômeno é chamado de neurogênese no hipocampo adulto.

Cientistas acreditavam que a criação de neurônios ocorria somente durante o desenvolvimento do cérebro, sendo interrompida durante a vida. Contudo, durante a nova pesquisa, foi descoberta a produção de neurônios em várias partes do cérebro, principalmente no hipocampo e, para a surpresa dos pesquisadores, os exercícios tinham forte ligação com essa formação.

O hipocampo é um órgão pequeno situado dentro do lóbulo temporal central do cérebro e realiza uma parte importante do sistema límbico, região que regula emoções e forma novas memórias. Essa seria a explicação para que a formação de novos neurônios nesta região melhorasse o aprendizado e o humor.

Todavia, os benefícios da neurogênese não acontecem rapidamente: é preciso realizar alguma atividade física de forma regular e constante. Além disso, a pesquisa só observou o benefício em atividades físicas moderadas e leves. Exercícios de alto impacto podem provocar resultados negativos ao corpo, como inflamações, lesões e desidratação.