Cientistas encontram 27 vírus diferentes em esperma humano

Foram encontrados no sêmen humano os vírus do ebola, hepatite B e C, herpes, catapora, chikungunya, entre outros

De acordo com um artigo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, é possível encontrar 27 vírus diferentes no sêmen. Entre os vírus, então alguns bastante perigosos, como ebola, hepatite B e C, herpes, citomegalovírus, catapora e chikungunya, entre outros já conhecidos por sua transmissão via sangue e saliva, por exemplo. Porém, nem todos podem ser transmitidos durante o sexo.

Os cientistas afirmam, porém, que esse problema pode se manifestar de diversas formas negativas, como diminuindo a fertilidade e até elevando as chances do contágio de uma doença sexualmente transmissível. No estudo, foi observado ainda que em alguns casos é possível ocorrer a mutação do DNA do esperma, colocando em risco o sêmen.

Realizado a partir da revisão de 3.800 trabalhos científicos, o estudo mostrou ainda que cerca de 11 vírus encontrados no sêmen podem viver alojados nos testículos, como vírus da gripe, dengue, varíola, rubéola e síndrome respiratória aguda grave.

Por outro lado, os pesquisadores afirmam que são necessários novos estudos para entender as formas de transmissão desses vírus pelo sêmen, como eles se mantêm vivos e em quais condições.