Moscas carregam bactérias que causam doenças em humanos

Pesquisa realizada com moscas originárias do Brasil descobriu que elas apresentam bactéria é um dos indicadores de úlcera e gastrite

Algumas pessoas dizem que é frescura e outras sentem pavor só de imaginar, o medo de insetos é algo muito comum e pode afetar, consideravelmente, a vida de alguém. Embora pareçam inofensivos, os insetos podem ser responsáveis pela transmissão de doenças sérias.

Um estudo, publicado no "Scientific Reports" nesta sexta-feira (24), descobriu que as moscas podem carregar centenas de diferentes espécies de bactérias prejudiciais aos seres humanos. Para análise, os pesquisadores analisaram 116 moscas de três diferentes continentes, sendo que algumas delas foram coletadas no Brasil.

Durante a investigação, os pesquisadores encontraram nas moscas originárias do Brasil o patógeno Helicobacter pylori, bactéria presente em pacientes de úlcera e gastrite. Esses resultados confirmam que as moscas contribuem para a disseminação rápida de germes durante um surto de doença entre as pessoas - algo que os cientistas já haviam pensado há muito tempo.

No entanto, principais rotas de transmissão continuam sendo a passagem de pessoa para a pessoa por meio da saliva ou o contato direto com vômito ou material fecal. A bactéria também pode ser transmitida por meio de comida e água contaminada.

As moscas estão constantemente expostas à matéria em decomposição porque elas usam fezes e matéria orgânica para nutrir sua prole. Além disso, esses insetos que vivem em ambientes urbanos também estão expostas a uma maior quantidade de bactérias.

"Acreditamos que isso pode mostrar um mecanismo para a transmissão de patógenos que foi negligenciado por autoridades de saúde pública", revelou Donald Bryant, professor de biotecnologia na Penn State University, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores também examinaram o nível de germes em áreas individuais da mosca, incluindo as pernas e as asas. Eles descobriram que as pernas de uma mosca transferem a maioria dos micróbios de uma superfície para outra.

Então, na próxima vez que você apresentar sintomas associados à úlcera é bom fazer testes para a detecção dessa bactéria, quem sabe o problema não seja as moscas que estão sempre por perto da sua comida.