PUBLICIDADE

1 em cada 10 mortes de fumantes é causada por doenças cardíacas

Segundo a OMS, eliminar o uso do tabaco pode impedir que milhões de pessoas sofram ataques cardíacos e derrames

Uma campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que o cigarro mata 3 milhões de pessoas todos os anos por doença cardiovascular. Embora a população saiba que fumar gera problemas à saúde, milhares de consumidores não sabem que causa problemas no coração.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1 em cada 10 mortes de fumantes é causada por doenças cardíacas, aponta a campanha da OMS. Além disso, o cigarro não prejudica apenas quem fuma. A fumaça quando inalada pode causar infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).

"A maioria das pessoas sabe que o uso do tabaco causa câncer e doenças pulmonares, mas muitos ainda não sabem que o tabaco também provoca doenças cardíacas e derrames - os principais assassinos do mundo", comenta o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Segundo a Global Adult Tobacco Survey, na China, mais de 60% da população não sabe que fumar pode causar infartos. Na Índia e na Indonésia, mais da metade dos adultos não sabem que fumar pode causar AVC.

A OMS afirma que o uso do tabaco diminuiu desde os anos 2000, quando 27% da população mundial fumava. Esse número caiu para 20% em 2016. É possível levar em conta as leis antifumo que foram adotadas. Entretanto, essa queda ainda está sendo analisada, já que há diversos fatores a serem considerados como, por exemplo, o número de fumantes ser maior em países de baixa renda.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O que é tabagismo?

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. O tabagismo causa dependência primeiramente devido a nicotina, a substância psicoativa presente na fumaça do cigarro. Além da dependência física causada pela nicotina ainda temos a dependência comportamental que se caracteriza pela rotina associada ao uso do tabaco criada pelo fumante.

O tabagismo aumenta a frequência cardíaca, contrai as artérias e pode causar graves irregularidades nos batimentos cardíacos, aumentando a carga de trabalho do coração. Fumar também aumenta a pressão sanguínea, o que eleva o risco de AVC em pessoas com hipertensão. Entenda mais sobre doença cardíaca, clicando aqui!