PUBLICIDADE

Ministério da Saúde descarta caso de peste bubônica no RJ

O caso era tratado como suspeito e novo exame exclui possibilidade de ser peste negra

Uma mulher de 57 anos foi internada no Hospital Luiz Palmier, no Rio de Janeiro, com suspeita de peste bubônica. Entretanto, segundo o Ministério da Saúde, o caso foi descartado após novos exames serem realizados na paciente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo, a primeira análise apontou a presença da bactéria Yersinia pestis. Porém, o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), do estado do Rio de Janeiro, refez a análise e identificou a bactéria Morganella morganni - comum no ambiente e nas pessoas.

"Trata-se de um microrganismo amplamente distribuído no meio ambiente e não causa infecções em indivíduos com boa imunidade. Em pessoas com comprometimento imunológico, pode causar infecções oportunistas do trato respiratório, urinário e infectar feridas", afirma a nota do Ministério.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Em 2005 foi registrado o último caso de peste bubônica no país, ocorrido no estado do Ceará, e o paciente foi curado.

O que é Peste negra?

A peste é uma infecção bacteriana grave transmitida pela bactéria Yersinia pestis, presente em todos os continentes do mundo, exceto Oceania. Humanos adquirem a doença quando são mordidos por uma pulga infectada ou entram em contato com material infectado, como muco, por exemplo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Existem três formas de infecção pela peste negra, dependendo da rota que a bactéria faz: bubônica, septicêmica e pneumônica. A peste bubônica afeta as glândulas linfáticas, causando inchaço e inflamação nessas áreas. A peste septicêmica ocorre quando a infecção se espalha para o sistema circulatório, ou seja, para o sangue. No geral ela ocorre como uma complicação da peste bubônica, uma vez que a bactéria pode sair do sistema linfático e atingir o sangue. Confira tudo sobre a peste bubônica.