katia perguntou:

Polegares com chamado "dedo em gatilho" tratamento ou cirurgia?

  • Respondido em 24/05/2017
    Marcel Tomonori Sera Fisioterapia e Acupuntura - CREFITO 121849/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Vai depender do tempo que já tem esse problema e consequentemente o nível de comprometimento da sua articulação.
    O dedo em gatilho é na verdade uma alteração na função de alguns músculos do dedo, no caso, uma falta de coordenação entre os flexores (músculos que dobram o dedo) e os extensores (músculos que esticam o dedo).
    Quando a pessoa fica muito tempo com este problema (anos), forçando o tempo todo, fazendo atividades que usem bastante o dedo, os ossos vão se desgastando e a articulação fica mais rígida e bloqueada, sendo quase impossível destravar o dedo, necessitando de uma cirurgia.
    Porém, na maioria dos casos, o tratamento é conservador, muitas vezes com fisioterapia ou terapia ocupacional, através de exercícios específicos e técnicas manuais de estabilização de músculos profundos da mão e dedos.
    Portanto, o ideal é procurar pelo médico ortopedista, para pedir exames e ver o nível de desgaste e movimento do seu dedo. Depois, ele te dirá se precisa operar ou simplesmente fazer o tratamento conservador.
    Mas antes, lembre-se de procurar por profissionais indicados por pessoas de sua confiança, ou que tenham boas referências.
    Bom tratamento!

    PUBLICIDADE