1 pessoa perguntou:

Meu filho tem 4 anos e ainda usa faldas, isso pode causar algum risco a saúde dele?

  • Respondido em 23/08/2017
    Olá,

    O desenvolvimento da criança, obedece a alguns parâmetros que são comuns às fases das crianças.
    Se uma fase atrasa, pode refletir nos demais processos, psicologicamente falando.
    O risco maior, em relação à franda é a falta de autonomia, dependência das pessoas, falta de autoestima, insegurança, incapacidade para realizar tarefas sozinho, etc.
    Ou seja, psicologicamente poderá ocorrer uma ou outra coisa, não necessariamente vão acontecer, pode ser algo mais leve, mas pode prejudicar a criança no seu desenvolvimento psicológico e social, pois tudo depende de como ele e a família lidam com esta questão, como ele se sente, como é estimulado, etc.
    Por exemplo: Se o fato ocorre porque os pais tem certo "medo" de tirar a fralda para que a criança não tenha os escapes e suje a casa ou as roupas, estará prejudicando a criança em seu desenvolvimento psicológico; Se ocorre porque a criança se sente incomodada com a "sujeira", não se sente confortável sem a fralda, etc., pode já ser indício de que algo está afetando a criança psicologicamente.
    Converse com o pediatra, verifique se existe algum problema orgânico para que esta fralda seja mantida, caso contrário, busque ajuda de um psicólogo para verificar o que pode estar impedindo o desenvolvimento adequado de seu filho.

    PUBLICIDADE