Antônio e mais 1 pessoa perguntaram:

Como reverter medo e nojo excessivo de baratas?

  • Respondido em 29/03/2017
    Carlos César Petruy Psicologia - CRP 08/15211/PR
    Olá,

    Pelo o seu relato, sugiro e recomendo, e se for do seu interesse, que você procure um profissional da área da psicologia habilitado, com formação em EMDR, tratamento para os mais diversos tipos de fobias (psicotraumas), um trabalho que tem apresentado excelentes resultados.

    Coloco-me a disposição.

    Atenciosamente,

    Psicólogo Carlos César

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 31/03/2017
    Adriana de Araújo Psicologia - CRP 56802/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Todo medo é um sinal de alerta, mas nem sempre esse sistema está adequadamente ajustado. Sentir medo serve para nos proteger, porém, não é sempre que há um perigo real e com isso, o medo está ali na forma de proteção em excesso e desajustado. O segredo não é controlar o medo, mas entender a associação entre os fatos para poder desassociar o sentimento de medo.
    No seu caso, você fala que sente medo e nojo excessivo de barata. Lembre-se que o medo é a associação de algo negativo com algo neutro. Você associou barata ao medo. E medo a barata. De fato, é um animal que causa muita aversão, mas não é igual esse mal estar para todos. Outro dia mesmo, li uma matéria de uma menina americana que coleciona 7 mil baratas em casa e para ela esse animal não está associado ao medo, nojo ou qualquer sentimento negativo.
    Vou dar um outro exemplo para explicar melhor a questão da associação. Por exemplo, quem tem medo de dirigir. É o medo associado ao carro. Se você aprende a dissociar, e isso é mais fácil que se controlar, então, não sentirá mais medo.
    A fantasia envolvida em quem sente medo é que algo fará mal e com isso terá alguma tipo de de proteção ao evitar o objeto ou situação fóbica, e uma das maneiras de se afastar de algo é sentindo medo. Afinal, o medo parece poderoso e forte. Isso faz parte de uma fantasia. O medo é saudável quando não interfere no bem estar diário e realmente nos protege do perigo real.
    No meu livro: O Segredo Para Vencer o Medo, que está disponível para compra no meu site ou no minha página no IDEAA - Inst. Desenvolva Excelência Adriana de Araújo, dou várias dicas e orientações para você se livrar de vez do medo e viver bem sem ele. As vezes, o melhor mesmo é buscar uma orientação especifica. Durante o tratamento psicológico, você aprenderá técnicas e formas de bem viver a vida em plena harmonia. Com técnicas de pnl, hipnose e emdr, o medo pode ser curado.
    O processo é curto e com algumas etapas bem marcadas:
    - entender o medo e suas intenções de proteção;
    - dissociar o medo de algo que não realmente perigoso;
    - treinar novas formas de pensamento e ação.
    Você poderá livrar-se de vez do medo. Curando o medo o bem estar vem para você. Sentir-se curado e livre é um prazer sem fim.
    Sucesso e até breve!

    PUBLICIDADE