Vanessa e mais 1 pessoa perguntaram:

O açucar mascavo pode ser consumido por quem tem diabetes?

  • Respondido em 13/09/2015
    Clarissa Fujiwara Nutrição - CRN 32841/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    O açúcar mascavo consiste no açúcar em sua forma quase bruta, apresentando coloração escura e sabor acentuado que se assemelha ao caldo de cana pelo fato de ser obtido após o cozimento do caldo de cana e não ser submetido ao processo de refinamento e branqueamento, como ocorre com o açúcar refinado.

    O açúcar mascavo preserva assim uma maior quantidade de determinados nutrientes em relação ao açúcar refinado, muito embora o conteúdo contribua com uma pequena porcentagem das necessidades diárias. É necessário lembrar, no entanto, que ambos os açúcares apresentam quantidade de carboidratos, valor calórico similar e elevado índice glicêmico. Dessa forma o consumo de açúcares, seja mascavo ou refinado, assim como o excesso de outros alimentos fonte de carboidratos na alimentação pode acarretar no descontrole da glicemia e deve ser evitado por indivíduos diabéticos.

    É importante recordar que o controle da alimentação no diabetes deve ser realizada individualmente. Consulte um nutricionista para que juntos vocês possam planejar a sua alimentação de forma saudável e de acordo com as suas necessidades específicas.

    PUBLICIDADE