Maria perguntou:

Tomei pílula do dia seguinte e não sofri com efeitos colaterais então tenho mais chances de não te-los quando eu for tomar anticoncepcional?

  • Respondido em 23/07/2015
    Dra. Patricia de Rossi Ginecologia e Obstetrícia - CRM 79066/SP
    Olá,

    A composição do contraceptivo de emergência (pílula do dia seguinte) é diferente dos outros anticoncepcionais. Ela tem altas doses do hormônio levonorgestrel, enquanto que as pílulas combinadas são compostas de duas substâncias: um estrogênio (que mais frequentemente é o etinilestradiol) e um progestagênio (vários tipos, incluindo o próprio levonorgestrel, gestodeno, desogestrel, acetato de ciproterona, drospirenona, entre outros). Há também a pílula com somente desogestrel, que pode ser usada em alguns casos em que a mulher tenha contraindicação para o uso de estrogênio.
    Assim, mesmo que você não tenha tido nenhum incômodo com a pílula do dia seguinte, isso não significa que você possa ter algum efeito adverso com outro método anticoncepcional. Na verdade, isso só pode ser visto na prática, e alguns sintomas podem surgir apenas nos primeiros meses de uso.
    E lembre-se: pílula do dia seguinte é para situações excepcionais. Abraço!

    PUBLICIDADE