1 pessoa perguntou:

Dá para usar cúrcuma (ou açafrão-da-terra) para escovar os dentes?

  • Respondido em 29/11/2017
    Dra. Eliana Avelãs Odontologia - CRO 32254/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    curcumina é o ingrediente ativo principal da cúrcuma. Ela tem efeitos anti-inflamatórios e é um antioxidante muito forte. No entanto, o teor de curcumina na cúrcuma não é tão alto.

    A maioria dos estudos utiliza extratos de cúrcuma que contém a curcumina, com dosagens que variam entre 400 mg a 1 grama por dia. Seria bastante difícil atingir estes níveis utilizando apenas a especiaria cúrcuma sobre seus alimentos.

    Na medicina ayurveda, a curcumina é utilizada como antialérgico, digestivo, inibidora de gases intestinais, anti-inflamatório, cicatrizante, antioxidante e ainda no tratamento de patologias respiratórias. Diversos medicamentos utilizados atualmente derivam da medicina ayurveda. A curcumina tem sido utilizada no tratamento de câncer, artrites, diabetes, doença de Crohn, doenças cardiovasculares, osteoporose, doença de Alzheimer, psoríases, entre outras doenças.

    Apesar da cúrcuma ter suas potencialidades medicinais estudadas, não existem muitas pesquisas no uso da cúrcuma na saúde oral, mas poderíamos deduzir que devido à sua ação anti-inflamatória, ajudaria a amenizar dores de dente e inchaços.

    Um estudo da universidade indiana Bharati Vidyapeeth aponta que o uso de cúrcuma como base para um enxaguante bucal é eficiente se aliado a, no mínimo, duas escovações diárias.

    A cúrcuma pode ser considerada uma alternativa segura, não tóxica, mas o efeito de clareamento resulta da limpeza e não da alteração da cor do dente.

    PUBLICIDADE