2 pessoas perguntaram:

Quais são as possíveis complicações decorrentes de vício em games não tratada?

  • Respondido em 31/01/2018
    Carmen Bitaraes Coutinho Alves Psicologia - CRP 36274/MG
    Olá,


    O vício em games não tratado traz complicações na vida do dependente, como por exemplo:

    Problemas físicos como obesidade (devido ao sedentarismo), LER, problemas oftalmológicos, dores de cabeça, cansaço e pouca produtividade em consequência das noites mal dormidas.

    Problemas comportamentais, como o incentivo a vencer a qualquer custo sem se importar com os meios utilizados para atingir os objetivos, estímulo a agressividade a delinquência e violência, principalmente em quem já tem este tipo de propensão.

    Dificuldade de interação presencial com as pessoas do mundo real.

    É importante buscar tratamento deste vício que formalmente poderá ser considerado como distúrbio mental na próxima classificação internacional de doenças.

    Psicóloga Carmen Bitarães (Belo Horizonte)

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 31/01/2018
    Dr. Hewdy Lobo Ribeiro Psiquiatria e Nutrologia - CRM 114681/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    As complicações podem ser de diversos graus e envolvem sedentarismo, obesidade, complicações relacionadas a estar muito tempo sentado - como dores no pescoço ou coluna -  e com má nutrição - como deficiências nutricionais; afastamento dos amigos da vida real, preferência pela vida virtual, piora do rendimento escolar, perda do ano escolar, perda do trabalho, brigas em família, perdas de relacionamentos, prejuízos cognitivos, prejuízos na regulação das emoções, entre outras.

  • Respondido em 31/01/2018
    Dr. Leonardo Maranhao Ayres Ferreira Psiquiatria - CRM 102366/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Como qualquer outro transtorno mental, o não tratamento ou tratamento tardio pode acarretar a uma progressão do estágio do transtorno, com dificuldade para melhora inicial do quadro - com a possibilidade de tratamento mais longo. Além disso, devemos pensar que o não tratamento ou tratamento tardio pode trazer o surgimento de comorbidades ao quadro, ou seja, outros transtornos associados e presentes conjuntamente com o distúrbio de games, que seriam o transtorno de ansiedade, depressão e entre outros.