1 pessoa perguntou:

O que é o cronograma capilar?

  • Respondido em 21/06/2018
    Dra. Joana D'arc Diniz Dermatologia - CRM 52677868/RJ
    especialista minha vida
    Olá,

    Transformar a estrutura capilar faz parte do ritual de beleza de qualquer mulher hoje em dia, não é mesmo? Para se sentir mais bonita, atraente ou moderna, a maioria delas quer testar um novo visual nas madeixas. O problema é que os fios são afetados de maneira significativa. Os processos de modificação são variados, desde a cor dos cabelos ou a haste do fio. “Tinturas, escovas, alisamentos, secador, chapinha, excesso de produtos químicos para manter o novo estilo, água quente na lavagem e as constantes mudanças climáticas como: exposição solar, vento e frio danificam a estrutura capilar. O resultado ao longo prazo é um cabelo desidratado, desnutrido, seco e opaco.

    O cronograma capilar é um tratamento de reconstrução, hidratação e devolução de massa capilar, além da reposição de vitaminas. Tratamentos para repor os nutrientes necessários para a saúde dos fios serão adotados em etapas. Uma avaliação médica vai realizar uma análise da estrutura capilar, aplicando a Tricologia, ciência que estuda os cabelos e seus desequilíbrios fisiológicos e clínicos. O médico vai realizar exames clínicos e laboratoriais para diagnóstico de alterações que afetam couro cabeludo e os fios de cabelo por química ou doenças. Por meio de um “check-up sanguíneo” com exames bem direcionados é possível fazer uma investigação de doenças capilares. Normalmente não fazem parte de um check-up clínico.

    Além disso, aparelhos de alta resolução em imagens para o exame de Tricoscopia serão utilizados. O tratamento é composto de uma análise minuciosa da região capilar, com a utilização de aparelhos capazes de ampliar em até 400 vezes a visualização do tamanho dos fios. Feito isso, é realizada a prescrição do tratamento, com o número de sessões, as etapas e o tempo de tratamento. Assim conseguimos fazer diagnósticos mais precisos e planejar uma rotina de recuperação dos fios, visando a hidratação, nutrição e reconstrução capilar.

    PUBLICIDADE