Nathalia perguntou:

Vou tomar anestesia geral so que fumo maconha queria saber se pode atrapalhar e quantos dias antes devo parar de fumar?

  • Respondido em 14/12/2017
    Dirk Belau Psicologia e Psicanálise - CRP 06/117170/SP
    Olá,

    infelizmente, a maconha parece criar efeitos pouco imprevisíveis quando a pessoa entra numa situação da qual ela não tem hábito e experiência. O ambiente de hospital e da preparação para a cirurgia, pela sua estranheza, expõe o fumante de maconha a este risco. Ele pode levar, sobretudo, à hipertensão com o perigo de infarte. Assim, parece sábio não consumir maconha talvez uns dias antes da cirurgia, já diminuindo aos poucos antes disso. Você mesmo ou mesma deve estar sabendo quanto tempo o seu corpo precisa para ficar sem efeito depois de ter fumado.

    Do outro lado, se vocé costuma fumar bastante, a abstinência também pode le criar problemas semelhantes. Ai vem a parte psicológica da sua pergunta: sem maconha na cabeza, você pode procurar enfrentar a situação de maneira sábia e com alguma disciplina, ficando calmo, enquanto com a maconha na cabeza, as coisas acontecem sem controle seu. Usar a maconha para matar o medo da cirurgia seria trocar um risco controlável contra um risco não controlável por você.

    Se você poder, conheça o médico e o anestesista de antemão, para você desenvolver confiança, e lhes fala do seu consumo de maconha, para eles prestarem a devida atenção.

    PUBLICIDADE