Luana perguntou:

Tem alguma atividade que controle a ansiedade?

  • Respondido em 28/03/2014
    Dr. Persio Ribeiro Gomes de Deus Psiquiatria - CRM 31656/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Ótima pergunta
    Existem várias atividades, em termos de comportamento que podem ajudar a diminuir a ansiedade.
    1. o exercício físico libera endorfina que ajuda a liberar serotonina e desta forma pode diminuir a grau de ansiedade
    2. diversas formas e técnicas de relaxamento podem também ser benéficas do controle ou diminuição da ansiedade- até aquela "massagem" que é realizada nates do corte do cabelo , não é relaxante?
    3. meditação - diversas formas de meditação . A mediatação usa o cérebro contra-lateral ou o cérebro não lógico ou sensitivo, e além dos benefícios diretos advindos da meditação em si, há um tempo de repouso do cérebro lógico e assim diminuição do estado de ansiedade
    4. arte-terapia - da mesma forma que na meditação, a arte é realizada pelo cérebro sensitivo , e não pelo cérebro lógico. é impossível estarmos cantando e pensando ao mesmo tempo . Daí o sábio ditado popular " quem canta seus males espanta" .
    Espero ter lhe ajudado com as respostas

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 08/02/2015
    Maris V Botari (Presencial e ONline) Psicologia - CRP 12167/SP
    Olá,

    Bom dia.

    Sim. A respiração diafragmática pode ajudar a diminuir a ansiedade, pois ajuda na oxigenação do cérebro.

    Tente isto: encha os pulmões de ar e solte lentamente.

    att.

  • Respondido em 09/04/2015
    Milena Moro Degasperi Psicologia - CRP 120253/SP
    Olá,

    Existem vários exercícios que podem ajudar bastante, como ioga, meditação, ou até mesmo caminhadas ao ar livre, corrida... O ideal é que reserve um tempo em sua agenda para você, para fazer ativdades físicas ou outras (pintura, desenho, culinária, etc) que lhe dêem prazer.
    Acompanhamento psicológico também pode ser de grande ajuda.
    Qualquer dúvida estou à disposição!

  • Respondido em 15/05/2015
    Marcelo Bernstein Psicanálise e Psicologia - CRP 05/48422/RJ
    Olá,

    A principal forma de controle da ansiedade é um processo terapêutico que consiga ajudar a entender quais as causas e eventos que dão origem ao quadro de ansiedade. Mas, outras atividades como atividades físicas podem também ajudar neste processo.
    Espero ter ajudado
    Abraços

  • Respondido em 26/05/2015
    Martha Severo Psicologia - CRP 02/16436/PE
    Olá,

    Olá

    Exercícios de respiração ajuda e muito , a respiração diafragmática , diminui o nível de ansiedade.
    Sempre que estiver sentindo ansiosa, encha os pulmões de ar e solte lentamente. Inspire e expire.

    Esse exercício trás bom resultado.

  • Respondido em 26/05/2015
    Laura Gomes Siqueira Psicanálise e Psicologia - CRP 06/074050/SP
    Olá,

    Interessante a maneira como você a formulou a sua pergunta. Existem teorias que defendem que a ansiedade na realidade é a vontade de controlar tudo. Controlar o que está por vir, controlar o que o outro pensa de você, controlar o que é incontrolável.
    Na nossa cultura, onde teoricamente tudo é feito para que sejamos felizes, o controle virou uma forma, ainda que imaginaria, de garantir esse sucesso. Então, se eu estudo muito, controlo minha nota na prova, se sou um bom funcionário "controlo" quando virá uma promoção. E isso, em alguns casos, realmente acontece!
    Assim, passamos a imaginar que todas as oportunidades, conquistas e sonhos, só dependem de nosso esforço e passamos inutilmente buscar o controle de todas as coisas. TODAS AS COISAS. Incluindo as não controláveis. Portanto, você perguntar se há algo que te ajude a controlar a ansiedade é intrigante. Existem tratamentos para a ansiedade e para crises de ansiedade. Se o seu caso é esse, sugiro que você busque o atendimento de um psicanalista.
    Uma analise poderá te ajudar muito com essa questão, especialmente a lidar com esse sentimento que é muito difícil e desencadeia uma série de outros sintomas.
    Espero ter ajudado. Att. Laura Gomes Siqueira

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 02/07/2015
    Cristiane Camargo Psicologia - CRP 122094/SP
    Olá,

    Boa tarde

    Sabemos que os exercicios fisicos são muito eficientes para controlar a ansiedade. A liberação de seratonina, dopamina entre outros hormonios, são capazes de contribuir para a diminuição de quadros ansiosos, além de elevar a qualidade de vida.
    Exercicios de respiração também são muito eficientes para o controle de ansiedade.
    Um trabalho em conjunto com um profissional mudará significativamente esse quadro além de contribuir para um melhor conhecimento de seu funcionamento mental.
    Boa sorte!
    Cristiane Camargo
    CRP 06/122094
    Tel e whats : (11) 9699-0432

  • Respondido em 13/07/2015
    Carlos Augusto Gonçalves Muramoto Psicologia e Psicanálise - CRP 06/113092/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Acredito que qualquer tipo de atividade física ajude a controlar a ansiedade. Pois auxilia o corpo a descarregar o que dizemos ser uma desorganização mental, que pode ocasionar uma maior excitação tensional e consequentemente uma maior agitação motora. Ao fazer atividade física há um descarrego de cargas motoras além de retirar o foco do agente causador da pro pria ansiedade.

    Mais todo cuidado é pouco, fazer exercícios faz muito bem a saúde, ao se ver amenizada a ansiedade, não quer dizer que você esteja livre dela, e sempre que estiver ansioso, não esquivar buscando somente este novo padrão de comportamento, busque observar seu cotidiano procurando ajuda psicológica para melhor assimilação de todas estas questões.

    Qualquer dúvida estou a disposição.

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 29/10/2016
    Adriana de Araújo Psicologia - CRP 56802/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Vou responder sua pergunta ao longo da explicação do tema dando dicas e orientações. Aproveito para falar alguns pontos sobre ansiedade. Existem muitas causas para alguém desenvolver respostas de ansiedade. Vou falar mais sobre o tema para que você possa escolher melhores ideias para se ajudar no processo de cura. Para poder acabar e tratar a ansiedade é importante não só entender o que é, mas como isso afeta sua vida diretamente, pois os sintomas pode variar de pessoa para pessoa. No geral, a ansiedade é a resposta a sentimentos e pensamentos que acompanham as pessoas ao longo da vida, ou seja, é algo normal, porém pode estar intensificado, causando mal estar e grande desconforto. Ansiedade dosada é boa, em excesso faz mal. É natural sentirmos ansiedade em determinados momentos, por exemplo, numa experiência nova, como uma prova, um teste, ou algo que temos que expor uma ideia ou apresentação. Mas esse sentimento é negativo ou paralisante, algo está errado. A ansiedade pode causar muitos sintomas físicos ruins, além dos emocionais que afetam a qualidade das ideias, escolhas e ações.
    Muitas pessoas sentem-se ansiosa por não saberem lidar com o grau de exigência pessoal, por não conseguir organizar-se dentro do tempo necessário para as coisas e também pela preocupação excessiva com o futuro. Quem perde o foco no agora, pode ficar mais preocupado e ansioso. Pode parecer um pouco difícil tratar e se livrar de vez da ansiedade, mas com um pouco de disciplina, auto percepção, tratamento especializado, você poderá se curar e sentir-se bem melhor com isso tudo. Algumas pessoas, aprendem esse comportamento, por exemplo, com os pais, sem perceber que essa não é a melhor resposta a ser dada. Quando se está com medo, também há uma resposta de ansiedade.
    O transtorno da ansiedade generalizada, é um distúrbio caracterizado por sintomas, como:
    - mente agitada;
    - preocupação excessiva com o futuro;
    - coração acelerado;
    - tremor nas mãos;
    - tremor nas pernas;
    - tremor no corpo;
    - expectativa negativa sobre algo;
    - angústia e apreensão;
    - dificuldade de controlar pensamentos acelerados;
    - cansaço excessivo;
    - dificuldade de concentração;
    - humor alterado;
    - irritação (falta de paciência);
    - agressividade;
    - rubor;
    - suor excessivo;
    - tensão muscular;
    - dificuldade de relaxar;
    - ações compulsivas e impensadas;
    - ganho ou perda de peso.
    O ideal é você entender quais pontos lhe causam maior preocupação. Como você lida com a ansiedade do seu dia a dia? Como você tem organizado suas ações para que possa combater a tensão?
    Para alívio e cura dos sintomas, sugiro técnicas de relaxamento corporal, respiração, atividade física, hipnose, meditação, psicoterapia e uma boa avaliação com um médico ou psicólogo que será capaz de indicar um tratamento qualificado para você. Uma dessas técnicas, como a hipnose, por exemplo, ou mais quando combinadas e indicadas por um profissional qualificado surtirá efeito na cura e bem estar. Sua melhora virá e os benefícios serão rapidamente sentidos.

    Boa sorte! Sucesso naquilo que você busca e até breve!