Sonia e mais 1 pessoa perguntaram:

Como começa a depressão?

  • Respondido em 11/03/2015
    Adriana de Araújo Psicologia - CRP 56802/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    A depressão pode começar por várias razões, tais como:
    1) questões emocionais não resolvidas;
    2) perda de um ente querido;
    3) dificuldade de superar algum tipo de problema (saúde, profissional, etc);
    4) mudança indesejada de vida;
    etc.
    Para superar a depressão o melhor é a escolha de um tratamento especializado. Normalmente, o ideal é que seja através da psicologia e psiquiatria, pois já se tem, há anos as comprovações de cura e bem estar. As sessões psicológicas combinadas com a medicação adequada têm excelentes resultados. O paciente deve buscar orientação com o profissional qualificado para entender qual é o melhor tipo de tratamento para o seu caso. E também, é claro, um diagnóstico especifico. Nem toda depressão deve ser tratada com medicamento. As sessões de psicoterapia costumam ter efeitos rápidos. Cada paciente tem uma história de vida e durante o processo do tratamento será validado o que deve ser mudado, incentivado e reforçado. Muitas vezes, quem sofre dessa doença não percebe que suas escolhas, suas ações, seus pensamentos podem estar ligadas a tudo que está sentindo.
    Os sintomas mais comuns de depressão, são:
    1) tristeza;
    2) falta de ânimo;
    3) angústia;
    4) medo;
    5) solidão;
    6) preocupação excessiva;
    7) problemas do passado mal resolvidos;
    8) pensamento fixo em algo ruim;
    9) ideias de morte;
    10) choro.
    Não é preciso apresentar todos os sintomas para que a doença seja caracterizada, mas é preciso uma avaliação mais detalhada, afinal, outras doenças também levam a esses sintomas, mas o tratamento é diferente. Quem sofre de problemas hormonais, as vezes, sente algo parecido com depressão, por isso, somente um especialista durante uma consulta para avaliação individual pode indicar o melhor tratamento.
    No meu livro O Segredo Para Vencer a Depressão - Ed. Universo dos Livros - Adriana de Araújo - www.desenvolvimentoexcelencia.com.br
    Você pode encontrar uma boa explicação sobre o tema e orientação sobre como agir no dia a dia para melhoria continua desse problema. Através de exercícios específicos, você pode melhorar a mente e o corpo. A depressão tem cura e você pode e deve desfrutar do seu melhor para se sentir bem e alegre.
    Sucesso e até breve.

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 11/03/2015
    Stanly Huang - Neuropsicólogo Psicologia - CRP 87895/SP
    Olá,

    há diversas formas de constatar o início da depressão, mas de forma geral existe apatia, isolamento, angústia constante (podendo ou não ter crises de choro), irritação, dores (como a fibromialgia), etc., por períodos acima de 3 semanas.

    Se possível consulte um médico para uma avaliação mais completa e, se necessário, combine o tratamento com psicoterapia.