Andressa perguntou:

Estou tomando imipramina e famotidina para TDAH. Qual efeito desses remédios e para que servem?

  • Respondido em 24/07/2015
    Dr. Ivan Mario Braun Psiquiatria - CRM 57449/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    O TDAH é um transtorno caracterizado por dificuldade de concentrar-se em tarefas ou atividades, a não ser naquelas que sejam muito estimulantes e, numa parte dos portadores, acompanhado de agitação que, principalmente em crianças, pode fazer com que elas não se consigam manter quietas e se machuquem muito. Em adultos, muitas evzes apenas ocorre uma sensação de inquietação, sem que eles a manifestem em movimentos excessivos. As pessoas tendem a falar de modo superficial e sem detalhes, a interromper seus raciocínios e os dos outros, por impaciência. Tendem a ser distraídas e a esquecer objetos com facilidade. Fazem as tarefas de modo incompleto, o que prejudica seu desempenho profissional e escolar.

    Os tratamentos mais frequentes para o TDAH são o metilfenidato, a atomoxetina (que não existe no Brasil) e alguns derivados de anfetamina.

    A imipramina é um antidepressivo potente, do grupo dos tricíclicos, usado com frequência em depressões e em quadros mais graves de ansiedade. Não costuma ser usado em TDAH.

    A famotidina é uma medicação usada no tratamento de úlceras e gastrite e não conheço nenhuma indicação no TDAH. Algumas pessoas relatam piora da ansiedade ao usar famotidina, mas esta não costuma ser contra-indicação para este tipo de tratamento.

    PUBLICIDADE