lilia perguntou:

Meu filho tem 05 anos e ainda não fala, e apresenta algumas características autisticas, a falta da fala pode ser tdah, e não autismo?

  • Respondido em 12/10/2015
    Olá,

    É importante você procurar um médico especialista para diagnosticar seu filho, pois quanto antes ele tiver o diagnóstico e iniciar um tratamento, mais rápido ele poderá apresentar melhoras no quadro.
    Geralmente o autista tem comprometimento na fala, mas outras doenças ou sindromes apresentam esta mesma dificuldade. Como você diz que ele apresenta algumas características do autismo, é importante que ele seja diagnosticado rapidamente, para que ele possa ter um desenvolvimento melhor. O TDAH não apresenta este sintoma, ele pode dificultar a verbalização, mas não ao ponto de não falar aos 5 anos. Normalmente apresenta dificuldades com palavras, frases ou forma de pronunciar palavras, que uma fonoaudióloga pode auxiliar sem maiores problemas.
    Tenha em mente que se seu filho realmente tiver um problema como autismo, ele precisa de ajuda para se comunicar, para entender você e as demais pessoas e, geralmente, o autista apresenta hiperatividade ou TDAH associados à sindrome.

    PUBLICIDADE