joseane perguntou:

Quais as causas e complicações da síndrome de asperger?

  • Respondido em 13/01/2016
    Ana Tirza de Padua Sousa Psicologia - CRP 22/01071/MA
    Olá,

    ainda não foi descoberta a causa exata da Síndrome de Asperger, mas foram identificadas alterações cerebrais em portadores do transtorno. A Síndrome de Asperger é atualmente considerada uma forma leve de autismo.
    A síndrome de Asperger pode coexistir com outras condições psiquiátricas, tais como déficit de atenção hiperatividade ou distúrbio de ansiedade. Mesmo quando o transtorno de ansiedade não está presente, pessoas com síndrome de Asperger podem sofrer de ansiedade ou de hipersensibilidade a determinados estímulos como barulhos. Em alguns casos, comportamentos disruptivos (birras, auto-lesão, agressão) e / ou depressão podem ocorrer em resposta à ansiedade e frustração vividos por portadores da síndrome de Asperger. Outros comportamentos que têm sido notificados em pessoas com síndrome de Asperger incluem comportamentos obsessivo-compulsivo e dificuldades com a gerência da raiva. Devido ao comportamento e interesses diferentes das outras pessoas da mesma idade, o portador da Síndrome de Asperger pode sofrer bullying, discriminação e isolamento social e em decorrência do fato desenvolver algum outro transtorno.
    Como acontece com qualquer condição, o grau de severidade dos sintomas pode variar amplamente entre os indivíduos, e não são todas as pessoas com síndrome de Asperger que experimentarão transtornos psiquiátricos associados, depressão, ou comportamentos disruptivos. O tratamento é precoce e multiprofissional para a diminuição dos déficits, mas não existe garantia de cura.