MARIA perguntou:

Sinto muito ciúmes do meu marido, mal deixo ele sair de casa, e quando ele sair i demora eu começo logo a brigar. como acabar os ciúmes ?

  • Respondido em 09/05/2016
    Adriana de Araújo Psicologia - CRP 56802/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    tudo bem? É importante entender o que está havendo na sua mente.
    1) é a primeira vez que sente isso na sua vida?
    Se for, o que você atribui esse incidente? Como aconteceu de você sentir-se mal dessa maneira?
    Algum "gatilho" que você percebe ter dar inicio a esse descontrole emocional?
    2) já sentiu isso outras vezes, por outras pessoas, em outros momentos da vida?
    Se sim, o que tem em comum com outras histórias da sua vida?
    3) quem mais você conhece que vive dessa maneira, sem confiança?
    Ciúmes está ligado a insegurança, baixa auto estima, falta de controle das emoções, intolerância, falta de paciência, agressividade, ansiedade, atitudes extremas e sufocantes. Você pode apresentar uma ou mais características aqui descritas desses sintomas. E, ao compreender quais exatamente você está apresentando, trabalhar individualmente os pontos. Se percebe-se ansiosa, a consciência para cura desse aspecto. Se há baixa auto estima é fundamental compreender suas emoções, e pensamentos. Talvez um atendimento, sessão de psicoterapia pode ser indicado. Se você se percebe agressiva, por exemplo, trabalhar a capacidade de expressão das emoções de forma equilibrada é necessário. Como você pode lidar melhor com sua mente, com seu pensamento e com as pessoas a sua volta? Paz interior vem do equilíbrio emocional e das ideias mais claras de si e do outro.
    Você poderá encontrar aquilo que busca através de exercícios, terapia, etc. Técnicas de PNL, Novo Código da PNL, hipnose ericksoniana, EMDR, coaching de vida, são alguns exemplos de ferramentas que poderão ajudar profundamente no processo de cura e superação.
    Sucesso e até breve!

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 09/05/2016
    Dirk Belau Psicologia e Psicanálise - CRP 06/117170/SP
    Olá,

    ciúmes são um reflexo de baixa autoestima, de um sentimento de fraqueza, mesmo se a pessoa se sente no direito e bem expressiva. Normalmente, ciúmes se aproveitam de um julgamento moral do outro, mas felizmente você parece não entrar nesta.

    O casamento normalmente deixa uma das duas pessoas numa posição mais passiva. A nossa cultura quer que a mulher seja mais passiva, embora muitos casais invertem estes papéis, porém mantêm a assimetria. A assimetria também é cultural, mas ainda mais genérica que a distribuição dos papéis entre homem e mulher.

    Acontece que a pessoa na posição mais passiva pode abusar desta posição para culpar o outro sem ela mesma levar responsabilidade pela boa convivência. É um comportamento infantil que dentro do casamento se repete como se se tratasse de pai e filho. Em muitos casos, a infantilidade da parte mais passiva é sentida como engraçada e até fomentada conquanto ela não seja agressiva.

    Se você quer crescer para perder os ciúmes, uma possibilidade é a psicoterapia ou a psicanálise.

    PUBLICIDADE