1 pessoa perguntou:

Candidíase na boca é contagiosa?

  • Respondido em 14/09/2016
    Dra. Adriana Bittencourt Campaner Ginecologia e Obstetrícia - CRM 75482/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    A candidíase está em todos os lugares, numa caneta, verdura, legume. Então, se a pessoa colocar algo com o vírus na boca ela pode contraí-los, mas ele apenas irá se manifestar em quem estiver com a imunidade baixa.

    Entre os fatores determinantes para a imunidade baixa estão: o estresse, uso de antibióticos, gravidez, diabetes, infecções, deficiência imunológica e medicamentos como imunossupressores e corticóides.

    A Candida é encontrada no meio ambiente e a mulher e o homem se contaminam geralmente pela boca (alimentação, material contaminado que vai à boca, mãos); assim a cândida estará ao mesmo tempo na boca, no trato gastrintestinal, intestinos e a seguir chegará a vagina. Se sua imunidade estiver boa, o fungo fica na vagina como contaminante; caso contrário pode provocar os sintomas mencionados.

    Toda vez que a paciente recebe medicamentos chamados antifúngicos, os mesmos eliminarão a Candida do organismo. Teoricamente a pessoa estará curada; no entanto logo após o tratamento pode se contaminar de novo.

    PUBLICIDADE