Elisabete e mais 2 pessoas perguntaram:

Estou na fases da menopausa quais sao os alimentos que devo consumir nesta fase da minha vida e ter uma boa qualidade de vida ?

  • Respondido em 05/08/2015
    Dra. Tamara Mazaracki Nutrologia - CRM 52301716/RJ
    especialista minha vida
    Olá,

    A mulher na menopausa sofre com a redução acentuada da produção hormonal por diferentes glândulas, como os ovários, suprarrenal e tireoide, o que desacelera o metabolismo, favorece a deposição de gordura no abdômen, coxas e cintura, e dificulta o emagrecimento, um processo que já começa na quarta década de vida.

    O cardápio diário precisa ter uma grande variedade de alimentos, repletos de nutrientes e pobres em calorias. Fibras, cálcio, magnésio e flavonóides (encontrados nas frutas e hortaliças) com ação cardioprotetora devem ter prioridade. Ácidos graxos essenciais, os ômegas 3, 6 e 9 (presentes em peixes de água fria, sementes oleaginosas e azeite) também têm destaque na alimentação, por seu papel anti-inflamatório e regulador das gorduras sanguíneas.

    Nesta fase de menopausa alimentos ricos em fitohormônios devem ser incluídos:
    - aveia, quinua, chia, linhaça e outras oleaginosas, fontes de lignana, composto que é convertido em estrogênio pelas bactérias no intestino,
    - leguminosas como feijões, lentilha e grão de bico - fontes de isoflavonas.

    Proteínas de alto valor biológico, como ovo, carne, peixe e frango, ajudam a evitar a perda muscular e a consequente flacidez cutânea, que começa a ser mais evidente na faixa dos 40 e vai se acentuando lá pelos 50. Laticínios e folhas verdes são importantes por sua oferta de cálcio, que ajuda na prevenção da perda de massa óssea, a temida osteoporose.

    Uma dieta rica em açúcar e gorduras sobrecarrega os órgãos, como fígado, pâncreas, rins, coração e aparelho circulatório. Por outro lado, se for pobre em frutas e vegetais priva o organismo de importantes vitaminas, minerais e fibras, essenciais para a prevenção de doenças crônicas e degenerativas, como câncer, artrose, diabetes e aterosclerose.

    PUBLICIDADE