Dor no joelho: o que pode ser e exercícios para aliviar

Visão Geral

O que é Dor no joelho?

Dor no joelho é uma queixa comum que afeta pessoas de todas as idades. Dor no joelho pode ser o resultado de uma lesão, como um ligamento rompido ou cartilagem rompida, ou de outros problemas de saúde, como artrite.

Causas

A dor no joelho pode ser causada por lesões e por problemas de saúde diversos. Esse tipo de dor é geralmente consequência do uso excessivo do joelho, preparo físico ruim, ausência de aquecimento e de alongamento, recomendadas antes e depois de atividades físicas, mas outras causas podem estar relacionadas ao surgimento da dor no joelho.

O que pode ser dor no joelho?

Entre os motivos que levam a uma dor no joelho, destacam-se as diferentes origens que podem originar o quadro:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Entre as condições menos comuns que podem provocar dores no joelho estão os tumores ósseos.

Sintomas

Sintomas de Dor no joelho

A dor no joelho é um sintoma de algum quadro de saúde por si só – mas não é o único. A localização e a intensidade da dor no joelho podem variar, dependendo da causa do problema. Sinais e sintomas que às vezes acompanham a dor do joelho incluem:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Visão Geral

Fatores de risco

Alguns fatores de risco podem aumentar as chances de uma pessoa apresentar dores no joelho ao longo da vida. Os fatores que se destacam são:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

Vale a pena procurar um médico, caso sinta dor no joelho, nas seguintes situações:

Especialistas que podem diagnosticar a causa de uma dor no joelho são:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Diagnóstico de Dor no joelho

Para tratar a dor no joelho, é preciso, primeiramente, conhecer a causa subjacente responsável por ela. Os seguintes exames podem ser realizados para realizar o diagnóstico:

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Dor no joelho

O tratamento para a dor no joelho depende muito da causa subjacente. Após o diagnóstico, converse com seu médico sobre a melhor forma de tratamento.

Poderá ser necessário procurar um especialista em fisioterapia. O profissional ensinará o paciente a realizar alongamentos corretos, e também um ortopedista. Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para fazer eventuais correções.

Seu médico poderá prescrever anti-inflamatórios mais fortes do que os disponíveis sem receita médica. Caso não ajudem, seu médico poderá injetar um esteroide no joelho para reduzir a dor e a inflamação.

Exercícios para aliviar dor no joelho

1. Alongamentos

Fazer alongamentos em casa pode ajudar, já que músculos alongados protegem as articulações contra lesões.

2. Faça exercícios isométricos

Exercícios que utilizam o peso do próprio corpo, como a prancha e o agachamento, trazem benefícios para a musculatura do joelho, evitando dores.

3. Ande de bicicleta

Andar de bicicleta também fortalece os joelhos. Atente-se apenas em ajustar o selim, para que o ato de esticar a perna frequentemente não prejudique a musculatura, agravando as dores.

Dor nas articulações pode ser amenizada com exercícios físicos

Medicamentos para Dor no joelho

A dor no joelho pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Os remédios mais comuns no tratamento de dores no joelho são:

Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Convivendo (prognóstico)

Convivendo/ Prognóstico

Algumas medidas podem ser tomadas para ajudar na recuperação. Para dor no joelho que acabou de começar, você pode adotar as seguintes medidas:

Para dores no joelho associadas ao uso excessivo ou atividade física:

Complicações possíveis

Nem toda dor no joelho é grave. Mas algumas lesões no joelho e algumas condições médicas, como osteoartrite, podem levar ao aumento da dor e também a lesões maiores e mais graves. Fique atento, pois ter uma lesão no joelho, por menor que ela seja, facilita a ocorrência de outra no futuro.

Prevenção

Prevenção

Algumas medidas preventivas podem ajudar a evitar eventuais dores no joelho, principalmente aquelas causadas por atividade física incorreta.

Convivendo (prognóstico)

Dor no joelho tem cura?

A recuperação de lesões no ligamento e no menisco são lentas. Talvez o paciente tenha de usar muletas e realizar fisioterapia por um certo tempo.

Referências

Sociedade Brasileira de Ortopedia

Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício

Sergio Bontempi Lanzotti, médico reumatologista - CRM 60377 SP