Graduação em Fisioterapia pela PUC-Campinas. Especialização em Fisioterapia Músculo-Esquelética (formato de residência m...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Dor no ombro?
A dor no ombro é um incômodo nas articulações da região do ombro ou ao redor dele. A causa mais comum é a inflamação dos tendões. Quando acometidos, os sintomas são dores intensas, inchaço, incapacidade de mover a articulação do ombro e deformidade visível.
Causas
A articulação do ombro, como todas referentes aos membros superiores, se desenvolveu e se adaptou para ser uma articulação de função - e não de carga, como é o caso de articulações dos membros inferiores. Para isso, os músculos e tendões presentes no ombro desempenham um papel importantíssimo para o bom funcionamento destas articulações.Em comum, a dor no ombro aparece a partir da sobrecarga dos tendões, que apresentam sinais de inflamação com alterações na sua estrutura, como se estivessem danificados.
Esta situação pode ser associada ao diagnóstico de tendinopatia do manguito rotador, que gera dor no ombro por conta de:
- Desgaste natural devido ao envelhecimento
- Esportes, em especial aqueles que envolvem movimentos de lançamento, como beisebol, tênis, natação, etc.
- Atividades de trabalho em que é preciso levantar o ombro
- Trauma direto ou queda sobre o ombro
O que também causa dor no pescoço e ombro?
- Artrite nas articulações ao redor do ombro (estreitamento gradual das articulações e perda de cartilagem de proteção, em geral, relacionado ao envelhecimento ou ao desgaste da articulação)
- Bursite é o termo mais comum utilizado para se referir à dor no ombro, embora essa ideia seja equivocada. O termo bursite significa única e exclusivamente uma inflamação da bursa, estrutura encontrada em algumas articulações que serve para facilitar o deslizamento dos tendões durante os movimentos da articulação
- Fraturas dos ossos do ombro
- Síndrome do ombro congelado, conhecida também como capsulite adesiva, é uma lesão inflamatória de origem desconhecida e que gera muita dor durante a fase aguda ou inflamatória. Em seguida, acontece uma retração da cápsula do ombro provocando perda de movimentos
- Tendinite do bíceps
- Deslocamento do ombro, ou luxação, quando o osso do braço (úmero) se desencaixa da articulação, em geral, após um trauma
Dor no ombro que irradia para o pescoço
Esse tipo de problema geralmente ocorre devido ao esforço exigido em atividades laborais e esportivas, sobrecarga mecânica, traumas, acidentes automobilísticos, envelhecimento, entre outros fatores.
Dor no ombro esquerdo
Existem alguns problemas de saúde que podem causar dor no ombro ou irradiar dor para essa região. Por exemplo, uma dor aguda e intensa no peito, acompanhada de irradiação para o ombro esquerdo, pode ser um indicativo de um infarto do coração.
Alguns problemas no estômago ou no baço também podem gerar dor no ombro. Portanto, na presença de dor que não é controlada facilmente com cuidados simples, é importante procurar um médico ou se dirigir a um pronto-atendimento. O mesmo vale para casos de traumas ou ferimentos na região do ombro e que causem dor ou dificuldade de movimentos.
Saiba mais: Tendinite no ombro
Outras causas de dor no ombro são:
- Necrose avascular
- Radiculopatia cervical
- Entorses e distensões
- Polimialgia reumática
- Síndrome do desfiladeiro torácico
Saiba mais: Dor no ombro: como aliviar, causas e remédios
Sintomas
A dor, em geral, é o primeiro sintoma que aparece quando existe algum problema no ombro, como consequência de alterações inflamatórias em lesões recentes ou de alterações degenerativas, quando os tendões ou outras estruturas articulares estão “desgastadas”.
Outros fatores que surgem com a inflamação no ombro são:
- Inchaço súbito
- Incapacidade de mover a articulação do ombro
- Deformidade, principalmente após uma lesão
Diagnóstico
Para fazer o diagnóstico da causa da dor no ombro, avalia-se as estruturas relacionadas ao ombro, bem como aspectos específicos das queixas, como localização, intensidade, movimentos que desencadeiam a dor e frequência.
A partir de uma consulta e de exame físico, o médico complementa as informações obtidas com testes de imagem adicionais, que podem ser:
- Radiografias
- Ultrassonografia
- Tomografia computadorizada,
- Ressonância magnética, entre outros.
Ele poderá, ainda, solicitar exames de sangue para auxiliar na definição de um diagnóstico preciso.
Buscando ajuda médica
Diversas especialidades podem fazer o diagnóstico. As principais áreas envolvidas são:
- Clínica médica
- Ortopedia
- Traumatologia
- Reumatologia
- Cardiologia
Tratamento
O tratamento para os problemas do ombro deve ser indicado após uma investigação detalhada e após a análise de exames complementares. O método pode ser conservador, também chamado de não-cirúrgico, que consiste na prescrição de anti-inflamatórios, analgésicos, fisioterapia, educação postural, exercícios assistidos e orientados por profissionais especializados quando necessário, aplicação local de gelo ou repouso, entre outras medidas.
A fisioterapia é uma das maneiras de tratar a dor no ombro. Com a utilização de técnicas manuais, exercícios terapêuticos, recursos de correntes analgésicas e laser, aumenta-se as chances de minimizar ou eliminar os sintomas e voltar às atividades diárias.
Antes de iniciar qualquer tratamento, um fisioterapeuta deve fazer uma avaliação individual para prescrever a conduta, mesmo se já houver um diagnóstico médico. Desta forma, é possível identificar os melhores exercícios e condutas para o quadro.
Quando o tratamento conservador falha, ou em casos mais graves de rupturas de tendão, deslocamentos do ombro ou fraturas, a terapia consiste na correção cirúrgica. Entre os métodos mais modernos de tratamento, pode-se fazer a artroscopia, isto é, um meio pouco invasivo para a assistência às lesões do ombro.
Saiba mais: Conheça a artroscopia, cirurgia indicada para tratar lesões
Medicamentos
A dor no ombro pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico definido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado diz qual pode ser o medicamento mais indicado para cada caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.
Os medicamentos mais comuns para dores no ombro são:
Tem cura?
Tem cura?
A dor no ombro pode ter cura. Existem diversas possibilidades, como medicamentos, repouso, fisioterapia, exercícios assistidos, infiltração ou cirurgia em casos mais agressivos.
Saiba mais: 5 alongamentos para aliviar a dor no ombro
Complicações possíveis
A presença contínua de dor no ombro é um sinal importante de que é necessário procurar um médico. Algumas lesões, quando diagnosticadas precocemente, podem ser tratadas de forma mais simples, o que muitas vezes evita a necessidade de uma cirurgia futura.
Referências
Eduardo da Frota Carrera, médico ortopedista – CRM: 39818
Ministério da Saúde
Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Instituto de Ortopedia e Traumatologia
ANDRADE, R.P. – Semiologia do ombro. In Clínica Ortopédica (Atualização em Cirurgia do ombro). Vol 1/1, Medsi, 2000.
BAYLE, I.; KESSEL, L. –Shoulder Surgery. Berlin, Spring-Verlag, 1982
DePALMA, A.F. – Surgery of the shoulder. Philadelfia, J.B. Lippincott, 1983
HAWKINGS, R.J.; BOKOR, D.J. – In Roockwood Jr., A.R.; Matsen III (eds).The Shoulder. Philadelphia, W.B. Saunders, pp. 149-177, 1990